Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Gasolina pode ter nova alta no início de 2014 após reajuste abaixo da expectativa

Alta de 4% nas refinarias ajuda governo a manter inflação dentro da expectativa até dezembro. No primeiro semestre do ano que vem, pode haver nova alta

Economia|Do R7

Gasolina deve subir 3% nos postos
Gasolina deve subir 3% nos postos

A gasolina pode sofrer um novo reajuste no início do ano que vem, pois o aumento de 4% anunciado na sexta-feira (29) pela Petrobras, após negociação entre a empresa e o governo, ficou abaixo do que o mercado esperava.

O Ministério da Fazenda teria insistido para segurar a alta em 4% nas refinarias (que deve provocar alta de 3% nos postos) como forma de impedir que a inflação fechasse o ano fora da meta.

O governo fixou alta média de 4,5% nos preços durante o ano - podendo haver variação de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Na última pesquisa do Banco Central, divulgada na segunda-feira, o mercado estimou que a inflação deva fechar o ano em 5,82%.

Portanto, a alta do combustível abaixo da expectativa do mercado pode servir apenas para segurar a inflação até dezembro. No primeiro semestre de 2014, já poderia haver outro reajuste, para aproximar o preço da gasolina do que os investidores pretendiam.


Neste ano, por exemplo, houve dois reajustes de preço da gasolina nas refinarias: além dos 4% anunciados na sexta-feira, ocorreu alta 6,6% em janeiro.

Na sexta-feira, o mercado esperava um reajuste maior - por volta de 6% - no preço do combustível para dar fôlego financeiro à Petrobras, que sofre com um caixa apertado e alto endividamento.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.