Logo R7.com
RecordPlus

Indicador Antecedente de Emprego cai ao menor nível em oito meses

Segunda queda consecutiva do indicador confirma tendência negativa para o mercado de trabalho, aponta FGV

Economia|Do R7

  • Google News
IAEmp figura aos 81,8 pontos
IAEmp figura aos 81,8 pontos

O IAEmp (Indicador Antecedente de Emprego) caiu 1,2 ponto em dezembro. Com a segunda queda consecutiva, o indicador fechou 2021 aos 81,8 pontos, o menor nível desde abril.

Os dados, divulgados nesta quinta-feira (6) pela FGV (Fundação Getulio Vargas), apontam ainda para um recuo de 1,7 ponto no indicador no trimestre encerrado em dezembro, para 84 pontos.


Para Rodolpho Tobler, economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), a piora do IAEmp confirma a tendência negativa para o mercado de trabalho brasileiro iniciada nos últimos meses.

"A desaceleração da economia no fim de 2021, observada nos principais setores, parece ser o principal fator para esse resultado, já que a pandemia, neste momento, parece controlada", avalia ele.


"Para os primeiros meses de 2022, é difícil vislumbrar um cenário muito favorável para o mercado de trabalho, considerando o frágil ambiente macroeconômico que deve persistir no curto prazo", completa Tobler.

Em dezembro, cinco dos sete componentes do IAEmp contribuíram negativamente para o resultado. Os destaques foram os indicadores de Situação Atual dos Negócios da Indústria, que recuou 7 pontos na margem e o de Tendências dos Negócios de Serviços, que caiu 3 pontos, também na margem.

Já os dois componentes que subiram foram indicadores de Situação Atual dos Negócios de Serviços e o de Emprego Previsto da Indústria, com variações de 2,5 e 2,2 pontos respectivamente.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.