Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Indicador antecedente de emprego fecha 2022 com tendência negativa

Melhora das perspectivas para o mercado de trabalho em dezembro compensa apenas cerca de 15% do que foi perdido nos meses anteriores, mostra FGV

Economia|Do R7

Indicador Antecedente de Emprego fecha 2022 aos 74,7 pontos
Indicador Antecedente de Emprego fecha 2022 aos 74,7 pontos Indicador Antecedente de Emprego fecha 2022 aos 74,7 pontos

Após dois meses seguidos de queda, o IAEmp (Indicador Antecedente de Emprego) subiu 1,6 ponto em dezembro, para 74,7 pontos. Apesar da alta, o índice termina o ano com saldo negativo de 7,1 pontos, segundo dados apresentados nesta quinta-feira (5) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Rodolpho Tobler, economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), afirma que a alta apurada pelo indicador que mede as perspectivas para o mercado de trabalho no Brasil deve ser encarada com cautela. Segundo ele, a tendência segue negativa.

"A alta deste mês compensa apenas cerca de 15% do que foi perdido nos meses anteriores, e o ano se encerra com viés negativo com o resultado do último trimestre. O patamar baixo do indicador se mantém e parece refletir o cenário macroeconômico negativo e desafiador para o ano de 2023", afirma ele.

Para Tobler, o mercado de trabalho tende a reagir de maneira negativa à expectativa de uma desaceleração da economia e dificilmente voltará, no curto prazo, à trajetória ascendente que teve em parte do ano de 2022.

Em dezembro, três dos sete componentes do IAEmp contribuíram positivamente para o resultado do indicador, com destaque para os indicadores que medem a Situação Atual e Tendência dos Negócios da Indústria.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.