Logo R7.com
RecordPlus

Mais da metade dos brasileiros espera por queda do preço do imóvel em 2015, diz pesquisa

Desde 2013, compradores conseguiram, em média, 7% de desconto para fechar negócio

Economia|Do R7

  • Google News
Preço dos imóveis vai cair para a maior parte dos entrevistados
Preço dos imóveis vai cair para a maior parte dos entrevistados

O preço dos imóveis vai cair nos próximos 12 meses no Brasil: essa é a opinião de 55% dos brasileiros que pretendem adquirir uma casa nos próximos três meses e participaram da pesquisa Raio-X FipeZap - Perfil da Demanda de Imóveis, divulgada nesta quinta-feira (21).

A pesquisa do ZAP e da Fipe considerou três temas específicos: objetivo da compra do imóvel, descontos e expectativa de valorização. Ao todo, 1.564 pessoas responderam ao questionário entre os dias 8 e 27 de abril de 2015.


O levantamento mostrou ainda que 25% apostam que o preço dos imóveis vai permanecer igual nos próximos 12 meses e outros 20% consideram que o valor ficará mais caro no período.

Leia mais notícias de Economia


A respeito do reajuste natural do preço dos imóveis, a expectativa da maioria (39%) é que o valor dos imóveis acompanhe a inflação nos próximos 10 anos. Outros 38% julgam que o aumento do preço do imóvel será acima ou muito acima da inflação. Por fim, 23% acreditam que as residências vão subir, mas abaixo ou muito abaixo do aumento natural dos preços.

Desconto


A pesquisa também quis saber qual o percentual médio de desconto que os compradores conseguiram no fechamento do negócio. Desde dezembro de 2013 até o primeiro trimestre de 2015, o abatimento médio foi de 7%.

Os descontos, porém, aumentaram ao longo do tempo. Em dezembro de 2013, a redução média foi de 6,5% nos últimos 12 meses encerrados naquela data. Em março de 2015, porém, esse desconto saltou para 7,5% nos últimos 12 meses.


Objetivo da compra

Entre os brasileiros que responderam à pesquisa e efetivamente comprar um imóvel nos últimos 12 meses, a maior parte o fez com o objetivo de usar a casa para moradia — 43% disseram que iriam morar sozinhos e outros 10% para dividir com alguém. Mais 10% disseram que outra pessoa moraria no imóvel. 

Por outro lado, 37% dos entrevistados compraram imóveis para investir, sendo 23% para revender a residência e 14% para aluguel.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.