Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mercado eleva projeção para a inflação de 2023 após alta dos preços acima do esperado em abril

Se confirmada, expectativa corresponde ao terceiro ano consecutivo de estouro do teto da meta perseguida pelo governo

Economia|Do R7

IPCA deve fechar o ano acima de 6%, prevê mercado
IPCA deve fechar o ano acima de 6%, prevê mercado IPCA deve fechar o ano acima de 6%, prevê mercado

Após a inflação de março superar as expectativas do mercado financeiro, os analistas consultados semanalmente pelo BC (Banco Central) elevaram suas projeções para de alta dos preços da economia brasileira, segundo dados revelados nesta segunda-feira (15).

Com a atualização, a previsão atual feita com base em estimativas é que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) encerre o ano em 6,03%, ante alta prevista de 6,02% na semana passada.

Caso a nova expectativa seja confirmada, a inflação oficial será, pelo terceiro ano seguido, maior do que o teto da meta estabelecida pelo governo para o período, de 3,25%, com margem de tolerância de 1,5 ponto (de 1,75% para 4,75%).

O último RTI (Relatório Trimestral de Inflação) do BC prevê alta de 5,8% do IPCA neste ano. De acordo com o documento, a probabilidade de a alta furar o teto da meta do CMN (Conselho Monetário Nacional) passou de 57% para 83%.

Publicidade

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

Para o mês de maio, a previsão é de que a taxa corresponda a uma alta de 0,45%, resultado que vai equivaler a uma nova desaceleração do IPCA. Já em junho e julho, os analistas preveem de, respectivamente, 0,5% e 0,37% do índice oficial de preços, expectativas abaixo das apresentadas na semana passada.

Olhando para 2024, as expectativas para o índice oficial de preços do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) recuaram de 4,16% para 4,15%. Já as projeções para 2025 e 2026 permanecem em 4% para ambos os anos.

Com as novas projeções, a aposta na cotação do dólar segue em R$ 5,20. Para os preços administrados, como energia e combustíveis e planos de saúde, a projeção caiu pela segunda veze em 24 semanas e passou para uma alta de 10,53% neste ano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.