Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mudança no Tesouro Direto é positiva para investidor, diz economista

Liquidez e simplificação dos nomes facilitará a vida, principalmente do pequeno investidor

Economia|Do R7

A partir do dia 30 de março, o Tesouro Direto terá cinco grupos de títulos com vencimentos diferentes
A partir do dia 30 de março, o Tesouro Direto terá cinco grupos de títulos com vencimentos diferentes A partir do dia 30 de março, o Tesouro Direto terá cinco grupos de títulos com vencimentos diferentes

O Tesouro Direto, investimento de consumidores (pessoas físicas) em papéis da dívida pública, passará por mudanças a partir do dia 30 deste mês e, segundo economista, o pequeno investidor será beneficiado com as novidades.

O Tesouro Nacional divulgou nesta terça-feira (10) as alterações que pretendem deixar o programa mais "atraente, simples e acessível" aos investidores.

O professor de economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie Pedro Raffy Vartanian afirma que as mudanças nos nomes dos títulos são um passo para facilitar as escolhas dos investidores.

— Para o público que não está acostumado com a linguagem técnica do mercado financeiro, a troca das siglas por nomes relacionados ao rendimento facilita a compreensão do investimento e a interpretação do investidor.

Publicidade

Agora, o Tesouro Direto terá cinco grupos de títulos com vencimentos diferentes: Tesouro Prefixado com Juros Semestrais, Tesouro IPCA com Juros Semestrais, Tesouro Prefixado, Tesouro IPCA e Tesouro Selic.

O professor destaca que, no cenário atual, o Tesouro Direto constitui “uma das melhores opções de investimento que permite um ganho real acima da inflação”.

Publicidade

Aplique R$ 100 e ganhe dinheiro em tempos de inflação e juros altos

O Tesouro Direto é um programa de negociação de títulos públicos destinado a pessoas físicas por meio da internet. Para o pequeno investidor, o Tesouro Direto é uma opção de investimento de baixo custo e segura: os títulos públicos são considerados os ativos com menor risco em uma economia.

Publicidade

Liquidez

Outra mudança é a liquidez que passará a ser diária, e não semanal. Antes, as operações só eram permitidas às quartas-feiras.

O Tesouro Nacional informou que, para introduzir as mudanças, fez uma pesquisa com investidores e profissionais da área financeira.

As alterações fizeram parte de projeto de aperfeiçoamento na forma como o Tesouro Direto pretende atender melhor a seu público: os pequenos investidores interessados na compra de papéis da dívida pública federal vendidos pelo governo pela internet.

O Tesouro Direto foi criado em 2002, em parceria como o Tesouro Nacional e BM&Bovespa. Para os pequenos investidores é considerada uma aplicação rentável e segura, sendo uma alternativa para quem não quer manter o dinheiro na caderneta de poupança. A aplicação mínima é R$ 30.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.