Poupança perde para a inflação pelo quarto mês consecutivo
A poupança não registrava uma perda tão elevada de poder aquisitivo desde outubro de 2003
Economia|Do R7
A alta da inflação está corroendo o dinheiro que está na poupança. A rentabilidade da caderneta em março foi menor do que a inflação pelo quarto mês consecutivo, segundo a ferramenta de análise de ações e de fundos de investimento Economatica.
A poupança teve valorização de 0,63% no mês de março deste ano contra 1,32% registrado pela inflação oficial — o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) no mesmo período, o que faz com que o poupador tenha perda do poder aquisitivo de -0,68%.
Maioria dos brasileiros que investe na poupança busca se sentir seguro
De acordo com a Economatica, desde janeiro de 2003, quando o poupador perdeu 1,23%, não se registrava uma perda tão elevada do poder aquisitivo na comparação mensal.
Já no acumulado dos últimos 12 meses, a poupança rentabilizou 7,20% contra 8,13% da inflação medida pelo IPCA. O poupador perdeu poder aquisitivo de -0,86% no período. Historicamente, a poupança não registrava uma perda tão elevada de poder aquisitivo acumulado desde outubro de 2003, que foi de 1,9%.
Importante salientar que o cálculo do ganho real não é a simples subtração entre o ganho nominal da poupança e a inflação do período. O cálculo é efetuado para um ano da seguinte maneira: = ((1,0720/1,0813)-1)*100.
Aplique R$ 100 e ganhe dinheiro em tempos de inflação e juros altos
Saques superam depósitos em R$ 11,4 bi e poupança tem pior saldo da história