Presidência adia anúncio de nova equipe econômica do governo
Ministério da Fazenda está entre Joaquim Levy e Nelson Barbosa
Economia|Do R7, com Rede Record e agências
O anúncio do novo Ministro da Fazenda, esperado para o final da tarde desta sexta-feira (21), foi adiado. De acordo com a assessoria da Presidência da República, a presidente Dilma Rousseff manterá em sua agenda os compromissos internos previstos anteriormente.
O Palácio do Planalto não chegou a confirmar oficialmente que faria o anúncio hoje, mas fontes do governo haviam informado que isso aconteceria após as 18h, com o fechamento do mercado financeiro. Eram aguardados os nomes dos ministros da Fazenda, do Planejamento e do Desenvolvimento.
Segundo uma fonte ligada ao Planalto, a presidente não anunciou hoje o nome do novo ministro da Fazenda para aguardar a votação da revisão da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), prevista para a próxima quarta-feira.
A expectativa surgiu porque, pela manhã, a presidente se reuniu com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, para discutir o plano B para a Fazenda, após a recusa do presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, em assumir a pasta.
Durante toda a semana, a presidente realizou diversas reuniões a fim de um consenso sobre o substituto de Guido Mantega, que vai deixar o cargo no final deste ano.
A nova equipe econômica deve ser composta por Nelson Barbosa, Joaquim Levy e Alexandre Tombini, disseram fontes do governo à agência de notícia Reuters.
Segundo uma dessas fontes, já está definido que Tombini seguirá como presidente do Banco Central. As fontes, que falaram sob a condição de anonimato, afirmaram que Levy e Barbosa estão entre o Ministério da Fazenda e o Planejamento. O senador Armando Monteiro (PTB-PE) deve assumir como ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Joaquim Levy esteve à frente do Tesouro Nacional na gestão do ex-ministro Antonio Palocci, quando o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula buscava conquistar a confiança dos agentes econômicos. Levy atualmente é o diretor-superintendente do Bradesco Asset Management, braço de gestão de recursos do Bradesco.
Nelson Barbosa também já integrou o governo, como secretário-executivo do atual ministro da Fazenda, até 2013. E enquanto esteve no governo sempre teve proximidade com a presidente. Ele chegou a ser especulado como sucessor de Mantega ainda durante os primeiros anos do governo Dilma.
Tombini preside o BC desde o início do governo e também já teve seu nome especulado para assumir a pasta da Fazenda.
Salvadores da Pátria? Saiba quem já enfrentou inflação alta e crises no Ministério da Fazenda
Quer fazer compras online? Use o R7 Ofertas
Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas
Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia