Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Segundo Fiesp, guerra impacta preços de insumos

Os preços internacionais recuaram, mas ainda estão, em alguns casos, maiores do que antes do conflito

Economia|

Guerra na Ucrânia causa impacto nos preços das matérias-primas
Guerra na Ucrânia causa impacto nos preços das matérias-primas Guerra na Ucrânia causa impacto nos preços das matérias-primas

A guerra Rússia-Ucrânia deve ainda impactar em abril o reajuste de preços de matérias-primas para um terço das empresas entrevistadas em pesquisa conduzida pela Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo). Para 43% das empresas, a eclosão do conflito agravou o reajuste de preços. A guerra começou em 24 de fevereiro.

Os preços internacionais recuaram, mas ainda estão, em alguns casos, maiores do que antes do conflito.

A Fiesp entrevistou 131 empresas do estado de São Paulo, entre os dias 14 e 17 de março, para ter um termômetro da percepção das empresas sobre os efeitos da guerra tanto pelo lado da alta de preços quanto pelas dificuldades em encontrar os insumos.

O resultado da pesquisa, obtido pelo Estadão, mostrou também que 29% das empresas verificaram impacto na oferta de insumos para produção em março e 36,6% esperam efeitos em abril.

Publicidade

Falta

A dificuldade para encontrar as matérias-primas aumentou, mas não é um quadro de falta de produtos. Somente 3,1% das empresas relataram que não encontraram insumos em março.

Publicidade

Para o economista-chefe da Fiesp, Igor Rocha, a situação requer monitoramento, mas aparentemente o quadro está longe de um cenário similar ao da pandemia de Covid-19 em 2020, quando houve desabastecimento e aumento de preços: "A guerra afetou a cadeia de suprimentos numa proporção menor do que a pandemia, mas faz com que o processo de normalização dessa fase agora tenha um retardo".

Rocha lembrou que a economia já caminha para uma perspectiva de normalização das cadeias produtivas num processo lento e paulatino, o que pode agora demorar mais um pouco.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.