Logo R7.com
RecordPlus

Taxas do cheque especial e empréstimo sobem em janeiro, diz Procon-SP

Modalidades de crédito acompanharam alta da taxa básica de juros; aumento superou 12%

Economia|Do R7

  • Google News

As taxas médias cobradas no cheque especial e no empréstimo apresentaram alta em janeiro em relação ao mês anterior, apontou uma pesquisa da Fundação Procon-SP divulgada nesta segunda-feira (13).

Segundo o estudo, três das sete instituições da amostra elevaram suas taxas de empréstimo pessoal e duas elevaram suas taxas de cheque especial. A alta acompanhou o movimento de elevação nos últimos meses da taxa Selic, que deve subir para 10,5%. 


No empréstimo pessoal, a taxa média dos bancos foi de 5,40% ao mês, superior à do mês anterior (5,30%). A maior alta foi observada no Santander, que subiu a taxa mensal de 5,99% para 6,49% — um acréscimo 8,35% sobre o mês anterior. 

Leia mais notícias de Economia


No cheque especial, por sua vez, a taxa média dos bancos ficou em 8,48% ao mês, ante 8,33% do mês anterior. Nessa modalidade, o maior aumento verificado foi na Caixa Econômica Federal: 4,41% para 4,95%, uma variação positiva de 12,24% em relação ao mês passado. Mesmo com o aumento a CEF continua com a menor taxa entre os bancos pesquisados.

A Fundação Procon alerta que, devido aos gastos extras do início do ano como como pagamentos de impostos (IPTU, IPVA) e compra de material escolar, o consumidor deve tomar alguns cuidados ao contratar um empréstimo.


— Analisar a real necessidade de crédito, antes de comprometer seu orçamento; utilizar o cheque especial somente em situações emergenciais e de curto prazo; pesquisar linhas de crédito mais baratas; evitar empréstimos de longo prazo que embutem custos maiores e, finalmente, não assinar nenhum contrato sem antes estar ciente de todos os custos envolvidos na contratação.

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.