Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Um em cada três brasileiros já comprou produto contrabandeado, diz pesquisa

Principal motivo é preço, mas 92% deixariam pirataria se produto brasileiro fosse mais barato

Economia|Do R7

Metade dos brasileiros aponta preço como principal razão para consumir produtos contrabandeados, indica pesquisa Datafolha
Metade dos brasileiros aponta preço como principal razão para consumir produtos contrabandeados, indica pesquisa Datafolha Metade dos brasileiros aponta preço como principal razão para consumir produtos contrabandeados, indica pesquisa Datafolha

Um em cada três consumidores brasileiros já comprou alguma mercadoria contrabandeada e a principal razão para a prática é o custo menor relacionado a esses produtos. A constatação está em uma pesquisa do Datafolha divulgada nesta segunda-feira (25).

Para 53% dos entrevistados ouvidos, o preço dos produtos ilegais é a principal vantagem, seguido do fato de a mercadoria contrabandeada não pagar imposto (9%).

O terceiro e o quarto motivos são a facilidade em adquirir os produtos (3%) e quem vende tem muito lucro/compra no atacado e vende no varejo (3%), respectivamente. Para 37%, porém, não há nenhuma vantagem em consumir produtos contrabandeados.

Leia mais notícias de Economia

Publicidade

A pesquisa ouviu 2.401 pessoas, com 16 anos ou mais, entre os dias 22 e 24 de abril deste ano em todas as regiões do País. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Embora o preço seja um impulso para esse consumo, a população aponta como principal desvantagem dos produtos contrabandeados a falta de qualidade, garantia e procedência confiável.

Publicidade

A principal desvantagem apontada pelos entrevistados é a qualidade (43%), seguida por falta de garantia (33%), o fato de ser ilegal (18%), sonegação de impostos (8%), prejuízos à economia do País (6%), falta de confiança na procedência (3%) e preço (1%). Outros 8% não souberam responder.

Diante desse cenário, 92% dos entrevistados disseram que deixariam de comprar mercadorias contrabandeadas se os preços dos produtos brasileiros fossem mais baixos.

Publicidade

Responsabilidades

A principal porta de entrada dos produtos contrabandeados no Brasil é a cidade de Foz do Iguaçu (PR) — informação dada aos entrevistados. Diante disso, eles apontaram como o principal responsável pelo contrabando o governo federal, com 48%.

Em segundo lugar ficou o consumidor brasileiro, que compra o produto ilegal, com 28%. Na terceira colocação aparece o governo do Paraguai, com 17%, seguido pelo governo do Paraná, com 6%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.