Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Walmart tira leite que pode estar adulterado de lojas de SP e PR

Ministério Público do Rio Grande do Sul acusou produto de estar misturado com formol

Economia|Do R7, com Estadão Conteúdo

Dono de posto de é acusado de adulterar leite com soda cáustica
Dono de posto de é acusado de adulterar leite com soda cáustica Dono de posto de é acusado de adulterar leite com soda cáustica

O Walmart Brasil confirmou nesta quarta-feira (19) que retirou da área de venda de suas lojas nos Estados de São Paulo e Paraná os leites das marcas Parmalat e Líder.

A empresa afirmou que a medida é preventiva e segue sua política de segurança alimentar.

A decisão tem conexões com a fraude do leite revelada na sexta-feira (14) passada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul.

A investigação feita pelas promotorias especializadas Criminal e de Defesa do Consumidor descobriu que no trajeto das propriedades rurais à unidade da LBR Lácteos em Tapejara alguns carregamentos de leite sofriam adição de água, para aumentar o volume, e de ureia - produto que contém formol, substância cancerígena -, para compensar a perda nutricional e driblar algumas análises.

Publicidade

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão de materiais e documentos em duas residências, duas cooperativas e quatro empresas. Odir Pedro Zamadei, dono de um posto de resfriamento, foi preso com a suspeita de adulterar leite com soda cáustica.

O Ministério Público, que faz as investigações por meio da operação "Leite Compen$ado", também revelou que o Mapa (Ministério da Agricultura) já havia rastreado 299 mil litros enviados para processamento na unidade da LBR em Lobato (PR) e Guaratinguetá (SP). 

Publicidade

Na etapa seguinte, a empresa distribuiu 199 mil litros de leite UHT com a marca Líder, no Paraná, e 100 mil litros com a marca Parmalat, em São Paulo.

A pasta disse ter determinado o recall dos produtos.

Publicidade

Empresa

A LBR afirmou por meio de nota nesta quarta que "o leite cru utilizado para a fabricação de leite UHT das marcas Parmalat e Líder foi submetido a testes pela LBR e analisado por laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura".

Também declarou que "todas as 13 análises realizadas, incluindo testes do MAPA, apresentaram resultado NEGATIVO para a presença de formaldeído, não oferecendo, portanto, qualquer risco à saúde e sendo considerados próprios para o consumo."

Segundo a empresa, reclamações de consumidores quanto ao produto podem ser feitas por meio do SAC (Serviço de Atendimento aos Consumidores) pelo telefone 0800 011 2222 ou pelo e-mail sac@lbr-lacteosbrasil.com.br.

Uma eventual troca ou evolução do produto será feita "sem qualquer ônus".

A LBR já havia afirmada na sexta passada que havia retirado o leite do mercado "como medida preventiva mesmo sem ter identificado anormalidades nos sucessivos testes realizados"

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.