Documento apresenta avanços na implantação do acordo ortográfico no Brasil
A reforma deve ser incorporada de maneira definitiva até dezembro de 2015
Educação|Do R7, com informações do MEC

O acordo ortográfico da língua portuguesa, destinado a unificar a ortografia entre os membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) está quase 100% implantado no Brasil e avança nos demais países.
Leia mais notícias de Educação no R7
As informações sobre o progresso do acordo fazem parte de documento elaborado pela Comissão Nacional para o Instituto Internacional da Língua Portuguesa e encaminhado em junho ao Senado Federal brasileiro.
Implementação
A imprensa brasileira passou a adotar a nova ortografia em janeiro de 2009 e as editoras, a publicar os livros conforme as novas normas estabelecidas.
Em entrevista ao MEC (Ministério da Educação), Carlos Alberto Faraco, coordenador da comissão, disse que o processo está em fase adiantada também em Portugal.
Em Cabo Verde, a implantação começa este ano. Em Moçambique, o Conselho de Ministros recomendou a ratificação do acordo para que possa ser implantado. Os demais países estão em vias de adotá-lo.
Novo analfabeto brasileiro tem entre 30 e 40 anos e está no mercado de trabalho
Histórico
O acordo foi assinado em dezembro de 1990 por representantes de Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Em setembro de 2009, houve a adesão oficial do Timor Leste.
Em maio deste ano, durante a última reunião do comitê científico do Comissão Nacional para o Instituto Internacional da Língua Portuguesa , em Cabo Verde, foi elaborado documento que descreve a situação do acordo.
Na ocasião, também foi discutido o projeto doVocabulário Ortográfico Comum. Em formato eletrônico, a obra é integrada por vocabulários ortográficos nacionais dos estados-membros da CPLP.
No Brasil
Segundo Faraco, o documento sobre a situação do acordo fornece informações atualizadas sobre o encaminhamento no Brasil, uma vez que a data de implantação definitiva foi prorrogada para dezembro de 2015.
Ao destacar que no País o acordo está quase 100% implantado, ele salientou que o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) incorporou os ajustes ortográficos do acordo sem nenhum problema.
Em junho último, Faraco entregou o documento com informações atualizadas sobre a implantação do acordo ao senador Cristovam Buarque (PDT-DF), integrante da Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado.















