Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sisu abre prazo para matrículas; saiba tudo sobre o programa

Candidatos não selecionados na chamada regular podem participar da lista de espera até a próxima segunda-feira (18)

Educação|Do R7

Candidato inscrito no Sisu também pode fazer a inscrição no Prouni
Candidato inscrito no Sisu também pode fazer a inscrição no Prouni Candidato inscrito no Sisu também pode fazer a inscrição no Prouni

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) abriu, nesta quarta-feira (13), o prazo de matrículas do segundo semestre de 2022. O candidato deve realizar o processo diretamente na instituição de ensino em que foi aprovado.

Também pode participar da lista de espera, no próprio perfil do candidato na página do Portal Único de Acesso, na internet. A adesão termina no mesmo dia que o período de matrícula, na segunda-feira (18).

Leia também

Lista de espera

Os candidatos são selecionados dentro do número de vagas de uma das opções que fizerem durante o período de inscrição. O candidato fica dentro do número das vagas ofertadas para a opção escolhida (instituição superior, campus, curso, modalidade de concorrência) quando a nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está classificada entre as maiores, considerando os demais inscritos para a mesma opção de curso.

Um candidato selecionado na chamada regular precisa realizar os procedimentos para a matrícula, como verificar e entregar documentação para a instituição do curso escolhido.

Publicidade

Candidatos não selecionados na chamada regular poderão manifestar interesse em participar da lista de espera. Durante a convocação por meio da lista de espera, as instituições realizam as chamadas dos candidatos na ordem de classificação e conforme instruções estabelecidas em editais de cada instituição de ensino.

Todos os candidatos não selecionados na chamada regular, em nenhuma das duas opções de curso, podem manifestar interesse em participar da lista de espera do Sisu. O candidato apto poderá manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso escolhida na inscrição no Sisu.

Publicidade

O candidato deve acessar o sistema durante o período especificado no cronograma para manifestação de interesse em participar da lista de espera e, no boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participação. Ao finalizar a manifestação, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

A convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Assim, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição de ensino pela qual tenha manifestado interesse.

Publicidade

Nota de corte

Durante o período de inscrição, uma vez por dia o Sisu calculou a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

O candidato pôde consultar no boletim a classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial foi calculada com base nas notas dos candidatos inscritos na mesma opção.

Sisu e Prouni

O candidato inscrito no Sisu também pode fazer a inscrição no Prouni (Programa Universidade para Todos), desde que atenda aos critérios do programa. O Sisu e o Prouni adotam o Enem mais recente como critério para a seleção dos candidatos.

Caso o candidato seja selecionado nos dois programas, deverá optar pela bolsa do Prouni ou pela vaga do Sisu, pois é vedado ao estudante utilizar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de educação superior pública e gratuita.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.