Último censo escolar aponta que só 35% das escolas brasileiras possuem bibliotecas
Falta de profissionais prejudica crescimento da rede de bibliotecas no País
Educação|Do R7
Sancionada em 2009, a lei que prevê a obrigatoriedade de um acervo com pelo menos um livro por aluno em cada instituição de ensino do país não saiu do papel.
Plano Nacional de Educação é aprovado em comissão especial e segue para o Plenário
Um levantamento do portal QEdu com dados do censo escolar de 2013 revela que somente 35% das escolas brasileiras possuem bibliotecas.
O portal analisou dados mais recentes sobre infraestrutura e matrículas de nas escolas públicas e privadas do Brasil.
Na comparação com outros estados do Brasil, a rede particular de São Paulo é a que tem o menor número de escolas equipadas com bibliotecas 39% (em 2011, eram 38%). São Paulo também tem o menor porcentual de escolas com bibliotecas, apenas 13% (em 2011, eram 11%).
A análise apontou que estes percentuais são baixos devido à inexistência da figura do bibliotecário. Por outro lado, as escolas particulares de Acre e Amapá são as mais bem equipadas, com 93% e 89% de instituições com biblioteca, respectivamente.
No Acre, porém, apenas 7% das escolas municipais têm bibliotecas. Este índice baixo faz com que bibliotecas na soma total das escolas (públicas e particulares) registre apenas 18%. Enquanto no Amapá a soma total deste tipo de infraestrutura chega a 38%.
Censo escolar
O Censo Escolar é um levantamento de estatísticas educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ligado ao MEC (Ministério da Educação).
Esta análise é utilizada para auxiliar no diagnóstico, planejamento e na elaboração das políticas públicas educacionais do País . Todos os níveis de ensino são analisados, ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio e EJA (Ensino de Jovens e Adultos).