Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

YouTube lança uma playlist com vídeos educativos

Plataforma organiza conteúdo em série, como nos cursos, para oferecer uma experiência de aprendizagem mais profunda

Educação|Karla Dunder, do R7

Edutubers preparam cursos na plataforma
Edutubers preparam cursos na plataforma Edutubers preparam cursos na plataforma

O YouTube lança nesta sexta-feira (12) um novo projeto: uma playlist de vídeos educativos. Na prática, o conteúdo educativo é organizado em sequência, como em um curso. E quem ganha com isso são os internautas que buscam obter um conhecimento mais completo sobre determinado assunto.

“Ouvimos que o conteúdo, como é apresentado, não funciona quando os vídeos precisam ser vistos na sequência, é preciso que haja uma determinada ordem para construir um conhecimento mais complexo”, explica Clarissa Orberg gerente de parcerias estratégicas de Educação do Youtube. A ideia foi organizar o material em módulos, sem recomendações de vídeos, para não desviar o foco.

Leia mais: Internet: ensino gratuito e de qualidade em um clique

No Brasil apenas 15 canais ganharam a tag playlist educativa, em todo o mundo 75 canais conquistaram o reconhecimento de ter um conteúdo confiável e com um material produzido que faça a diferença na vida das pessoas. A playlist foi lançada mundialmente durante a conferência para os edutubers nos Estados Unidos, a Educon.

Publicidade

Como os vídeos ligados a educação são mais acessados que os conteúdos ligados aos bichinhos e aos pets no Brasil, a plataforma já apostava no YouTube Edu, em uma parceria com a Fundação Lemann que oferece conteúdo de qualidade para estudantes do ensino médio.

Agora, os estudantes brasileiros terão acesso a conteúdo focado nas matérias do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas também a canais que entendem comunicação de forma mais ampla, como o Manual do Mundo, um dos maiores canais de ciência da plataforma, que apresenta o Manual Maker.

Publicidade

“Percebemos que muitas escolas estavam investindo em laboratórios, mas muitos não sabem o que fazer, então, resolvemos desmistificar o assunto”, diz Iberê Thenório. O resultado: 15 aulas teóricas e práticas, que ensinam a colocar a mão na massa.

Entre os canais, o Me Poupe de Nathalia Arcuri, que traz o curso O Problema é Seu e Se Liga nessa história. Todos com uma linguagem acessível, que consegue traduzir e tornar o conteúdo acadêmico acessível a todos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.