Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Empresas evitam contratar profissionais com beleza acima da média

Pesquisa aponta que maioria dos recrutadores preferem trabalhadores com aparência mediana

Empregos|Do R7

Confira dicas para elaborar um currículo eficiente
Confira dicas para elaborar um currículo eficiente

As empresas brasileiras evitam contratar profissionais com beleza acima da média, de acordo com pesquisa da Elancers, empresa de recrutamento e seleção de pessoas. O levantamento realizado neste mês mostra que 46% dos recrutadores entrevistados prefere selecionar pessoas de aparência mediana.

Segundo o presidente da Elancers, Cezar Tegon, apenas 2% dos pesquisados admitiu buscar no mercado pessoas com beleza acima da média. O percentual é próximo do 1% que disse contratar, deliberadamente, profissionais considerados “feios” ou “feias”.

— É evidente que a grande maioria das empresas evita pessoas muito bonitas, talvez com exceção daquelas empresas que alocam o profissional no atendimento ao público ou em áreas de vendas.

Encontre a sua vaga de trabalho no R7 Empregos


Sol e piscina: repórter visita homem que tem 'emprego dos sonhos' em parque aquático

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos


Uma das razões para a baixa contratação de pessoas bonitas pode estar relacionada ao perfil dos recrutadores, de acordo com Tegon. Um estudo feito por dois economistas israelenses, Bradley J. Ruffle e Ze'ev Shtudiner, apresentado em 2010 na Universidade de Londres, mostra que as mulheres bonitas têm suas chances de contratação reduzidas em até 30% em comparação às não tão atraentes pelo fato de que a seleção é feita, via de regra, por mulheres (96%), solteiras (67%) e com idade média de 29 anos.

— Mas há casos em que mulheres bonitas também são preteridas porque alguns recrutadores as consideram um “fator de distração” no trabalho.


Uma recrutadora que prefere não se identificar afirma ainda que preconceitos também diminuem as chances de um profissional muito bonito ser contratado.

— No Brasil, é comum associarmos a beleza a pouca inteligência. Outro aspecto relevante diz respeito à contratação de pessoas que vão trabalhar, por exemplo, com diretores da empresa que são casados. Os próprios executivos descartam profissionais mulheres muito bonitas, pois temem que essas contratações possam trazer problemas ao casamento, o que já vimos acontecer algumas vezes.

Tegon afirma que o ideal é que pessoas mostrem suas qualidades, suas competências profissionais e suas qualificações, sem se preocupar tanto com questões estéticas.

Quer fazer compras online? Use o R7 Ofertas

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.