Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

700 desaparecem após naufrágio de barco com imigrantes no Mediterrâneo; 24 são resgatados

Embarcação com imigrantes afundou nesta noite nas águas do Canal da Sicília

Internacional|

Equipes da Guarda Costeira "trabalham sem descanso" para encontrar sobreviventes
Equipes da Guarda Costeira "trabalham sem descanso" para encontrar sobreviventes Equipes da Guarda Costeira "trabalham sem descanso" para encontrar sobreviventes

Cerca de 700 imigrantes estão desaparecidos nas águas do Canal da Sicília após o naufrágio do pesqueiro no qual viajavam com destino à Itália, confirmou neste domingo a porta-voz do Acnur na Itália, Carlotta Sami Pelo menos 24 corpos foram encontrados, informou a Guarda Costeira italiana.

Apenas 28 pessoas foram resgatadas com vida até o momento. Um dos sobreviventes disse que cerca de 700 pessoas viajavam no barco, que se acidentou a cerca de 70 milhas da costa da Líbia.

Veja cinco fatores que explicam tragédias no Mediterrâneo

Uma fonte da Marinha de Malta explicou que 17 unidades coordenadas pela Itália foram enviadas para a zona do acidente, como parte da operação Triton, e que as equipes "trabalham sem descanso" para "encontrar sobreviventes".

Publicidade

União Europeia faz reunião de emergência por causa de naufrágio

O naufrágio ocorreu durante a noite, segundo o depoimento de um dos 28 imigrantes salvos, informou a porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas (ACNUR) na Itália, Carlotta Sami. O sobrevivente contou que o pesqueiro enviou uma mensagem de socorro para a Guarda Costeira durante a noite.

Publicidade

Diante da impossibilidade de chegar a tempo ao local, o Centro Nacional de Socorro da Guarda Costeira pediu ao barco português "King Jacob", que navegava perto da zona, que desviasse sua rota em direção ao pesqueiro. Quando a embarcação portuguesa se aproximou do pesqueiro, os imigrantes se "posicionaram todos no mesmo lugar do barco e provocaram seu naufrágio".

A embarcação portuguesa iniciou então os trabalhos de resgate, enquanto se deslocavam para o local naves da Guarda Costeira italiana, da Guarda de Finanças e da Marinha Militar, bem como da Marinha de Malta, pois a tragédia aconteceu em águas próximas à ilha.

Neste momento, as embarcações da Itália e de Malta trabalham na busca de sobreviventes. Se for confirmado, se trata de outra tragédia que acontece nos últimos dias no Mediterrâneo, depois que na terça-feira (14) a organização Save the Children alertou que outros 400 imigrantes estão desaparecidos após o naufrágio de sua embarcação, segundo os testemunhos dos resgatados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.