Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Acidente de balão na Turquia deixa ao menos uma brasileira morta

Mídia local fala em duas mortes; cinco brasileiros ficaram feridos

Internacional|Do R7, com agências internacionais

Dois balões se chocaram no ar por volta das 6h. Um deles caiu após a colisão
Dois balões se chocaram no ar por volta das 6h. Um deles caiu após a colisão Dois balões se chocaram no ar por volta das 6h. Um deles caiu após a colisão (E. Wayne Ross/ASSOCIATED PRESS)

Pelo menos uma turista brasileira morreu nesta segunda-feira (20) em um acidente envolvendo dois balões na Capadócia, destino turístico na região central da Turquia. O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) confirmou uma morte — de uma brasileira de 71 anos, que não teve a identidade revelada —, mas as agências de notícias e a mídia local falam em duas brasileiras mortas. 

Cinco brasileiros ficaram feridos, informou o Itamaraty, em um acidente que feriu ao menos 23 pessoas de diferentes países. Os dois balões se chocaram no ar por volta das 6h de hoje. A maioria dos feridos sofreu fraturas.

A agência France Presse, citando uma declaração do governador de Nevsehir, cidade na região do acidente, reporta duas brasileiras mortas: uma mulher de 71 anos e outra de 65. O site do jornal turco Hürriyet Daily News também fala em duas brasileiras mortas: uma idosa de 71 anos, que teria morrido no local, e uma segunda mulher, de 65 anos, que teria morrido no hospital após o acidente.

A agência EFE, citando a mídia local, relata a morte de dois brasileiros: uma idosa, que teria sofrido um ataque cardíaco no local do acidente, e um idoso, que teria falecido em um hospital pelos ferimentos sofridos na queda.

Publicidade

O embaixador brasileiro na Turquia enviou uma missão à região para prestar ajuda.

A Capadócia é famosa por suas formas geológicas chamadas chaminés de fada. Passeios de balão são uma maneira popular de ver as formações cônicas, criadas pela erosão de cinzas vulcânicas em torno delas.

Publicidade

O setor dos balões turísticos cresceu muito nos últimos anos. No final de 2012, 20 empresas, equipadas com 140 balões, ofereciam este serviço para cerca de 1.400 pessoas, de acordo com estatísticas da Direção-Geral da Aviação Civil (DHGM), citada pelo site especializado em turismo turizm.güncel.com. Dez anos antes, o número de empresas era de apenas seis com 31 balões.

As autoridades da aviação civil iniciaram uma investigação para esclarecer a causa exata da tragédia, informaram os canais de televisão turcos.

Publicidade

O proprietário do balão que caiu informou que o piloto tinha tomado todas as medidas de segurança necessárias.

"Voos como este são feitos há 20 anos com total segurança na Capadócia", disse Halil Uluer, citado pela agência Anatólia.

Esse acidente na Capadócia acontece dois meses após um incidente semelhante em Luxor (Egito), que matou 19 pessoas em 26 de fevereiro. Na ocasião, o balão explodiu.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.