Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Afeganistão: Reino Unido enviará tropas para resgatar britânicos

Avanço do Talibã no território afegão motivou decisão de mobilizar cerca de 600 militares em uma missão temporária 

Internacional|

Cerca de 600 militares britânicos serão enviados ao Afeganistão
Cerca de 600 militares britânicos serão enviados ao Afeganistão Cerca de 600 militares britânicos serão enviados ao Afeganistão

O Reino Unido irá mobilizar temporariamente cerca de 600 militares no Afeganistão, para ajudar os cidadãos britânicos a deixar aquele país, após o avanço do Talibã, anunciou o governo britânico nesta quinta-feira (12).

"Autorizei o envio de militares adicionais para apoiar a presença diplomática em Cabul, ajudar os cidadãos britânicos a deixar o país e apoiar a realocação dos antigos funcionários afegãos que colocaram suas vidas em risco trabalhando ao nosso lado", declarou o ministro da Defesa, Ben Wallace.

"A segurança dos cidadãos britânicos, dos militares britânicos e dos antigos trabalhadores afegãos é a nossa prioridade."

A mobilização militar terá "um prazo curto, devido à violência crescente e à deterioração rápida da segurança naquele país", assinalou o ministério.

Publicidade

Os funcionários da embaixada em Cabul foram reduzidos a uma pequena equipe, concentrada em prestar serviços consulares e de emissão de vistos àqueles que precisam deixar o Afeganistão rapidamente. A chancelaria britânica recomendou hoje a seus cidadãos que se retirem daquele país o quanto antes.

As tropas enviadas irão ajudar no traslado dos britânicos que ainda estão no país e na aceleração do programa de realocação dos afegãos que trabalharam para a missão do Reino Unido naquele país nas últimas décadas, informou o ministério.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.