Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Antigas lojas do McDonald's reabrirão na Rússia sob nova marca

Ainda sem nome, novos restaurantes serão administrados por empresário que possuía lojas da fast-food americana no país

Internacional|Do R7

Faixas laranja e círculo vermelho remetem às batatas fritas e ao hambúrguer, respectivamente
Faixas laranja e círculo vermelho remetem às batatas fritas e ao hambúrguer, respectivamente Faixas laranja e círculo vermelho remetem às batatas fritas e ao hambúrguer, respectivamente

O domingo (12) marcará uma nova era para os amantes de fast-food na Rússia, já que as antigas lojas do McDonald's reabrirão sob nova direção, mais de três décadas após a chegada da rede ocidental ao país.

O relançamento ocorrerá no Dia da Rússia, feriado patriótico que celebra a independência do país, no mesmo local emblemático da praça Pushkin, em Moscou, onde o McDonald's abriu a primeira loja na Rússia, em janeiro de 1990.

O McDonald's anunciou no mês passado a venda de suas lojas na Rússia a um dos franqueados locais, Alexander Govor. O acordo marcou uma das saídas de negócios da Rússia mais importantes desde que o país iniciou a guerra contra a Ucrânia, em 24 de fevereiro.

Os icônicos arcos dourados do McDonald's foram retirados das lojas em Moscou e São Petersburgo, e os locais receberão um novo logotipo, composto de ícones que fazem referência às batatas fritas e ao hambúrguer, dispostos contra um fundo verde. A reabertura vai ocorrer em 15 locais em Moscou e seu entorno.

Publicidade

O nome da nova rede continua sendo um segredo bem guardado. Na última sexta-feira (3), uma mudança no nome do aplicativo do McDonald's para My Burger gerou algum entusiasmo online, mas a equipe de imprensa da rede disse que aquilo era apenas temporário, informou o RBC Daily.

Data marcante

Govor disse que planeja expandir a nova marca para mil lojas em todo o país e reabrir todos os pontos da rede dentro de dois meses.

Publicidade

"O dia da abertura é importante porque é a primeira vez que os consumidores poderão realmente sentir, tocar e ver a marca e o que ela representa", disse ele. "É importante qual será a reação, e, obviamente, as pessoas vão compará-la ao McDonald's."

O McDonald's possuía 84% das quase 850 lojas da rede em toda a Rússia e assumiu um prejuízo de até 1,4 bilhão de dólares após a decisão de sair do país e vender os ativos a Govor, cuja empresa russa GiD já administrava 25 delas.

Publicidade

No ano passado, o McDonald's gerou cerca de 9%, ou 2 bilhões de dólares, de sua receita na Rússia e na Ucrânia. O McDonald's tem o direito de recomprar as lojas na Rússia dentro de 15 anos.

Muitos termos da venda a Govor seguem sob sigilo. A agência russa de notícias TASS disse na quarta-feira (8) que o McDonald's permanecerá aberto como de costume nos aeroportos e estações de trem em Moscou e São Petersburgo até 2023, citando uma fonte próxima ao Rosinter Restaurants, outro franqueado da rede.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.