Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após dois anos de alívio, desemprego mundial volta a subir por causa da baixa qualificação dos trabalhadores

Número de desempregados aumentou em 4,2 milhões no ano passado, chegando a 197 milhões em todo o mundo

Internacional|Do R7

Nova classe média de trabalhadores está surgindo nos países emergentes, o que poderia oferecer estímulos adicionais para a economia mundial
Nova classe média de trabalhadores está surgindo nos países emergentes, o que poderia oferecer estímulos adicionais para a economia mundial Nova classe média de trabalhadores está surgindo nos países emergentes, o que poderia oferecer estímulos adicionais para a economia mundial

Cinco anos depois da eclosão da crise financeira mundial, o mercado de trabalho continua em baixa. O desemprego começou a aumentar de novo à medida que piora a perspectiva econômica.

O desemprego mundial subiu depois de registrar uma queda durante dois anos consecutivos e poderá aumentar ainda mais em 2013, advertiu o novo relatório Tendências Mundiais de Emprego 2013, divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O número de desempregados no mundo aumentou em 4,2 milhões em 2012, atingindo 197 milhões de pessoas, uma taxa de desemprego de 5,9%, de acordo com o documento.

Uma das causas apontadas pelo Diretor Geral da OIT, Guy Ryder, é que faltam trabalhadores qualificados para as vagas disponíveis no mercado.

Publicidade

— Os governos deveriam intensificar os esforços dirigidos a apoiar as atividades relacionadas com a qualificação e a recapacitação a fim de enfrentar este tipo de desajuste que afeta os jovens de maneira particular.

De acordo com o relatório, o número de trabalhadores pobres continua diminuindo, mas a um ritmo mais lento que o de antes da crise.

Publicidade

Além disso, uma classe média de trabalhadores está surgindo nos países emergentes, o que poderia oferecer estímulos adicionais para a economia mundial. Contudo, essa categoria ainda constitui um número muito pequeno para poder compensar o crescimento lento das economias avançadas.

Pessimismo

Publicidade

A médio prazo, as previsões indicam que a recuperação econômica mundial não será forte o suficiente para reduzir o desemprego. Estima-se que o número de pessoas desempregadas aumentará em mais de 210 milhões durante os próximos cinco anos.

A situação do mercado de trabalho afeta mais os jovens: quase 74 milhões de pessoas entre 15 e 24 anos estão desempregadas no mundo, uma taxa de desemprego juvenil de 12,6%. Cerca de 35 % dos jovens desempregados nas economias avançadas ficaram sem emprego durante seis meses ou mais. Como consequência, um número crescente deles perde a motivação e se retira do mercado laboral.

É provável que aumentem as diferenças regionais no desemprego. Estima-se que a situação melhorará nas economias desenvolvidas nos próximos cinco anos, mas é provável que se deteriore nas economias emergentes do Leste Europeu, Sudeste e Leste da Ásia e Oriente Médio.

“O alto nível de incerteza, que está reprimindo os investimentos e a criação de emprego, não diminuirá se os países conceberem soluções contraditórias”, disse Ryder.

— O custo de não fazer nada, de deixar que o desemprego a longo prazo cresça e que os jovens percam contato com a sociedade seria muito maior.

América Latina

A América Latina se recuperou mais rapidamente da crise do que outras regiões, e as condições do mercado de trabalho continuam melhorando. Em 2012, o desemprego era de 6,6%, uma pequena mudança se comparada ao ano anterior, mas é um dado baixo observando os números de 2009, de 7,8%.

O número de trabalhadores pobres diminuiu, em alguns casos, de maneira considerável. E o emprego informal também vem caindo, mas continua significativo, informa o documento da OIT.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.