Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Árvore genealógica dos Kennedy ressalta “maldição” da família

Clã do ex-presidente JFK passou por perdas trágicas ao longo de mais de 60 anos

Internacional|Do R7, com AFP

Foto de 1931 mostra a família Kennedy reunida. No destaque, os quatros membros que tiveram morte trágica: Bobby, JFK, Kathleen e Joseph Jr.
Foto de 1931 mostra a família Kennedy reunida. No destaque, os quatros membros que tiveram morte trágica: Bobby, JFK, Kathleen e Joseph Jr. Foto de 1931 mostra a família Kennedy reunida. No destaque, os quatros membros que tiveram morte trágica: Bobby, JFK, Kathleen e Joseph Jr.

De 1944 a 2012, a família do ex-presidente norte-americano John Fitzgerald Kennedy, assassinado durante um desfile presidencial, enfrentou tantas tragédias que não seria exagero pensar que há uma “maldição” jogada sobre o clã.

O mais recente exemplo foi o suicídio, em maio de 2012, de uma nora de Robert “Bobby” Kennedy. A morte de Mary Richardson Kennedy, a segunda esposa de Bobby Junior, foi noticiada pelo jornal britânico The Independent como “A maldição dos Kennedy volta a atacar”.

A sucessão de eventos trágicos na família Kennedy tem como eixo central o assassinato do ex-presidente, em 1963, mas começa antes, em 1944. Em agosto do referido ano, o irmão mais velho de JFK, Joseph Kennedy Jr., morreu com a explosão de sua aeronave durante a Segunda Guerra Mundial.

Quatro anos depois, Kathleen Cavendish, irmã de JFK, morreu em um acidente de avião.

Publicidade

Outro irmão, o já mencionado Bobby, foi assassinado a tiros em 1968, quando começava uma promissora campanha para se tornar presidente.

Em 1984, David Anthony Kennedy, filho de Bobby e testemunha do assassinato do pai, morreu de overdose de cocaína e outras drogas.

Publicidade

Michael Kennedy, outro filho de Bobby, morreu em um acidente de esqui, em 1997.

Dois anos depois, em julho, a família mais uma vez sofre um duro golpe com a morte do filho de JFK, John F. Kennedy Jr.; da mulher, Carolyn Bessette-Kennedy, e da cunhada, Lauren Bessette, em um acidente de avião que ele mesmo pilotava.

Publicidade

Liderança e tragédia sob os holofotes: veja a transformação de John F. Kennedy em mito americano

Kennedy e as mulheres: conheça as beldades que encantaram o "insaciável" ex-presidente americano

Mito de JFK ofusca seus fracassos políticos

A maldição chegou a ser mencionada em 1969 por Edward “Ted” Moore Kennedy, sobrevivente de um grave acidente de carro naquele ano. Uma funcionária dele, também no carro, não resistiu.

— Por acaso, uma horrível maldição se abateu sobre todos os Kennedy?

Entre teorias de conspiração e estatísticas de mortes dramáticas, pesquisadores ponderam o fato de que a família era muito envolvida com a política e com a vida pública, o que os tornava bastante populares. Para Larry Sabato, cientista político da Universidade da Virgínia, “a teoria da maldição é muito popular porque temos observado muito esta família. Conhecemos cada um de seus membros".

Conquistas e mistérios marcaram a vida de JFK. Conheça a trajetória do líder morto há 50 anos

Passados 50 anos, assassinato de Kennedy continua a alimentar teorias

Já Thomas Maier, jornalista e autor do livro "The Kennedys: America's Emerald Kings", um livro sobre o destino desta família, refuta essa teoria da madição.

— Falar de maldição, como se um deus místico estivesse vingando algo que os Kennedy tenham feito, é absurdo e profundamente ofensivo para a sua religiosidade católica.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.