Ashraf Ghani é o novo presidente do Afeganistão
O anúncio foi feito neste domingo (21) depois da contagem de votos
Internacional|Da ANSA
Após mais de três meses de dúvidas, o ex-ministro de Finanças do Afeganistão, Ashraf Ghani Ahmadzai, venceu as eleições no país e será o novo presidente, informou a Comissão Eleitoral Independente (IEC, na sigla em inglês) neste domingo (21). A posse do novo mandatário será no dia 29 de setembro.
A agência de notícias Pajhwok afirmou que Ghani venceu com 55,27% dos votos (3.935.567 votos) enquanto seu concorrente Abdullah Abdullah teve 44,73% (3.185.018 votos). Os números não foram confirmados pelo IEC.
"A Comissão verificou com base nos votos recontados que Ghani é o novo presidente e Abdullha será o "chefe-executivo" do futuro governo", afirmou em uma coletiva de imprensa o presidente do IEC, Ahmad Yousaf Nuristani.
Ataque suicida contra a Otan mata três e deixa feridos no Afeganistão
As eleições no país ocorreram no dia 14 de junho e as pesquisas de opinião já apontavam a vitória de Ghani para suceder o presidente Hamid Karzai. Porém, na primeira eleição democrática do país, houve muitas denúncias de fraude e foi necessária a recontagem dos votos.
A ministra das Relações Exteriores da Itália, Federica Mogherini, afirmou que "o acordo sobre o novo governo de unidade nacional é um sinal da primeira transição democrática de poder na história do Afeganistão" e que espera "que isso consentirá, finalmente, uma participação ampla e compartilhada da gestão do país e de suas instituições".