Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ataque de urso reacende debate sobre caça na Eslováquia

Vítima foi encontrada despedaçada e cercada por pegadas do animal a 250 quilômetros da capital Bratislava

Internacional|

As autoridades eslovacas anunciaram, nesta quarta-feira (16), que um urso matou um homem de 57 anos, cujo corpo despedaçado foi encontrado há dois dias, reacendendo o debate sobre a proibição da caça deste animal.

"É o primeiro caso conhecido de um encontro fatal com um urso na história da Eslováquia" moderna, declarou à AFP Marina Debnarova, da agência de Estado encarregada das florestas, Lesy SR.

O corpo destruído de um pedestre foi encontrado na segunda-feira (14), cercado de pegadas de urso, no vale de Bansko, a 250 km de Bratislava.

"O homem foi mordido na cabeça e na nuca, e uma autópsia confirmou que morreu como consequência das feridas causadas por um urso", destacou Marina Debnarova.

Publicidade

O acidente provocou a indignação dos caçadores, que exigem a revogação da proibição da caça de ursos.

Leia mais: Países da UE aprovam retorno de turistas dos Estados Unidos

Publicidade

"Fizemos todo o possível para proteger os ursos. Agora chegou a hora de protegermos as pessoas", afirmou o responsável da associação de caçadores eslovacos, Imrich Suba.

Segundo ele, a população de ursos pardos na Eslováquia, que caiu para 20 indivíduos nos anos 1920, supera hoje os 2.700, número que coincide com o da agência florestal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.