Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Atirador que matou 13 em escola na Rússia usava camisa com símbolo nazista

Agressor foi ex-aluno do colégio que atacou; homem cometeu suicídio logo após os disparos

Internacional|Do R7, com informações da Reuters e AFP

Policiais perto da escola onde aconteceu o tiroteio nesta segunda (26), na Rússia
Policiais perto da escola onde aconteceu o tiroteio nesta segunda (26), na Rússia Policiais perto da escola onde aconteceu o tiroteio nesta segunda (26), na Rússia

O atirador que abriu fogo em uma escola na Rússia nesta segunda-feira (26) usava uma camiseta com uma suástica, além de uma balaclava. Ele matou 13 pessoas, incluindo sete crianças, e feriu mais de 20 em uma escola em Izhevsk (970 quilômetros a leste de Moscou) antes de cometer suicídio, disseram investigadores.

O assassino se chamava Artiom Kazantsev, tinha 34 anos e foi identificado como um ex-aluno da escola que atacou. "Estamos verificando se era ligado a posições neofascistas e à ideologia nazista", afirmaram as mesmas fontes. 

O Comitê de Investigação da Rússia divulgou um pequeno vídeo em mostra o corpo do homem deitado no chão de uma sala de aula, com móveis derrubados e papéis espalhados. Ele estava vestido todo de preto, com uma suástica vermelha em um círculo desenhado em sua camiseta.

O comitê disse que entre as seis vítimas adultas estavam professores e seguranças, e acrescenta que 21 pessoas, incluindo 14 crianças, ficaram feridas.

Publicidade

De acordo com a agência de notícias Tass, investigadores disseram que o agressor estava armado com duas pistolas e um grande suprimento de munição.

A Rússia tem registrado vários tiroteios em escolas nos últimos anos. Em maio de 2021, um atirador adolescente matou sete crianças e dois adultos na cidade de Kazan. Em abril de 2022, um homem armado matou duas crianças e uma professora em um jardim de infância na região de Ulyanovsk, antes de cometer suicídio.

Publicidade
Policiais observam o corpo do atirador, que se suicidou
Policiais observam o corpo do atirador, que se suicidou Policiais observam o corpo do atirador, que se suicidou

PUTIN LAMENTA

Mais cedo, o governador da região, Alexander Brechalov, anunciou em um discurso emocionado que "entre as vítimas estavam crianças".

Publicidade

O ataque aconteceu na escola número 88 de Izhevsk. O site do centro de ensino informa que o local tem quase mil alunos e 80 professores. O presidente russo, Vladimir Putin, denunciou um "ato terrorista desumano".

"O presidente chora profundamente pela morte de funcionários e crianças nesta escola em que foi cometido um atentado terrorista", afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

CLIMA TENSO

Izhevsk é uma cidade de quase 650 mil habitantes, capital da república de Udmurtia, que fica na região central do país, a oeste dos Montes Urais, que dividem a parte europeia da parte asiática da Rússia. A localidade abriga as fábricas dos fuzis Kalashnikov.

Carros da polícia e ambulâncias estão próximos à escola que foi alvo de tiroteio nesta segunda
Carros da polícia e ambulâncias estão próximos à escola que foi alvo de tiroteio nesta segunda Carros da polícia e ambulâncias estão próximos à escola que foi alvo de tiroteio nesta segunda

Brechalov afirmou que "uma pessoa não identificada" entrou na escola, matou um segurança e abriu fogo contra as crianças.

"A operação de retirada terminou e o perímetro está isolado", disse Brechalov no vídeo divulgado no Telegram. Ele também informou que a Guarda Nacional da Rússia, o FSB (Serviço Federal de Segurança) e as autoridades responsáveis pela investigação estão no local.

O tiroteio desta segunda-feira aconteceu em um momento de grande tensão em várias regiões russas, após o anúncio da convocação militar de centenas de milhares de reservistas para a ofensiva na Ucrânia.

Nesta segunda, um homem abriu fogo em um centro de recrutamento do Exército russo na Sibéria e um militar ficou gravemente ferido.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.