Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Autor de ataque na Noruega já tentou matar o próprio pai

Dinamarquês que matou cinco pessoas estava sendo monitorado pela polícia e tem histórico de fazer ameaças contra conhecidos

Internacional|Pablo Marques, do R7, com EFE

Espen Andersen Bråthen foi identificado como o autor do ataque com arco e flecha na Noruega
Espen Andersen Bråthen foi identificado como o autor do ataque com arco e flecha na Noruega Espen Andersen Bråthen foi identificado como o autor do ataque com arco e flecha na Noruega

A polícia da Noruega identificou o autor do ataque em Kongsberg, na última quarta-feira (13), como sendo Espen Andersen Bråthen, um dinamarquês, de 37 anos, que vivia há anos na cidade e que estava sendo monitorado pelas autoridades.

"O acusado era conhecido pelo PST, sem que possam ser dados mais detalhes", divulgou o serviço de inteligência.

Um dos motivos para que Espen estivesse sendo acompanhado de perto seria o histórico de atos violentos cometidos no ano passado. 

Segundo o Norway Today, em julho de 2020 Espen ameaçou de morte alguns parentes e foi obrigado a manter distância dessas pessoas durante seis meses por determinação da Justiça. 

Publicidade

Semanas antes, ele havia invadido a casa dos pais e tentou matar o próprio pai. Antes de ir embora, deixou um revólver sobre o sofá.

Investigações iniciais da polícia mostram que autor do ataque agiu sozinho
Investigações iniciais da polícia mostram que autor do ataque agiu sozinho Investigações iniciais da polícia mostram que autor do ataque agiu sozinho

Há alguns anos, em 2017, ocorreu outro episódio de intimidação. Um amigo comunicou à polícia que o dinamarquês havia postado vídeos no YouTube fazendo ameaças. 

Publicidade

Outro crime cometido por Espen aconteceu em 2012, quando foi declarado culpado por invadir um museu norueguês após quebrar uma janela. O crime teria sido cometido para comprar drogas. 

Ataque com arco e flecha

Homem autor do ataque era dinamarquês e pode ter agido por motivações religiosas
Homem autor do ataque era dinamarquês e pode ter agido por motivações religiosas Homem autor do ataque era dinamarquês e pode ter agido por motivações religiosas

O ataque que o dinamarquês estava praticando pelas ruas de Kongsberg foi reportado à polícia às 18h13. A informação era que um homem armado com um arco e flecha e outras armas estava circulando pelo centro da cidade. Depois do alerta às autoridades, levou apenas meia hora até a localização e prisão de Espen.

Publicidade

A ação matou cinco pessoas: quatro mulheres e um homem, com idade que varia de 50 a 70 anos. A lista com a identidade das vítimas não foi divulgada, mas há informação de que um dos feridos seria um policial que estava de folga.

Espen agiu sozinho e o ataque está sendo tratado como um evento isolado. A promotora de instrução do caso, Ann Iren Svane Mathiassen, afirmou à imprensa da Noruega que ele confessou os crimes.

A primeira-ministra interina, Erna Solberg, classificou o caso como "horrível" e uma "situação dramática". Ela também não quis especular sobre os motivos que levaram o homem a cometer o ataque.

Correção: diferentemente do que foi publicado, o nome do autor do ataque com arco e flecha na Noruega é Espen Andersen Bråthen

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.