Banco do Vaticano lança site na internet em ação de transparência
Instituição financeira vem sendo investigada por acusações de lavagem de dinheiro
Internacional|Do R7
O banco do Vaticano inaugurou nesta quarta-feira (31) uma página na internet, em mais uma tentativa de melhorar uma imagem manchada por uma sucessão de escândalos e críticas por falta de transparência.
O presidente do banco, Ernst von Freyberg, disse à Rádio Vaticano que o site vai publicar um relatório anual — a primeira vez que o banco divulgará suas contas — e fornecer informações "sobre as nossas reformas e as coisas que fazemos no mundo e como podemos apoiar a Igreja e sua missão e obras de caridade".
O banco, formalmente conhecido como Instituto para Obras de Religião (IOR), tem sido alvo de várias investigações por parte de magistrados italianos, e o comitê europeu de combate à lavagem de dinheiro Moneyval disse no ano passado que a instituição fracassou em atingir padrões internacionais de transparência.
Homem será despejado de casa por fumar demais
Estudante "abandonado" em prisão recebe indenização de US$ 4 mi
Sul-africano tem visto negado na Nova Zelândia por ser "gordo demais"
O papa Francisco nomeou uma comissão especial para apresentar propostas para o futuro do IOR.
Ele disse esta semana que o banco deve ser "honesto e transparente" e que iria ouvir os conselhos de uma comissão para determinar se o instituto pode ser reformado ou precisa ser fechado completamente.
Von Freyberg prometeu abrir o site e publicar as contas anuais logo após a sua nomeação no início deste ano. A publicação do relatório anual está prevista para outubro, de acordo com o site.
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia














