Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Brasil tem todo o interesse na volta do Paraguai ao Mercosul, diz Dilma em encontro com presidente

Presidente ressaltou que a relação dos dois países permanece intacta

Internacional|Kamilla Dourado, do R7, em Brasília

Dilma cumprimenta Horácio Cartes em cerimônia no Palácio do Planalto
Dilma cumprimenta Horácio Cartes em cerimônia no Palácio do Planalto

A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta segunda-feira (30), em Brasília, o presidente do Paraguai Horácio Cartes. Em cerimônia no Palácio do Planalto, a presidente disse que o Brasil espera o breve retorno do País ao Mercosul.

— [A refiliação do Paraguai] está num processo de volta. O Brasil tem todo interesse na volta e também no fato de que a nossa relação é bilateral. Como vocês podem ver, nós a mantemos intacta, não houve consequência nenhuma.

O Paraguai está suspenso depois de o bloco ser contrário a forma como o então presidente Fernando Lugo foi destituído do poder, por impeachment. Essa é a primeira visita de Cartes ao Brasil após tomar posse, há menos de dois meses.

Presidente do Paraguai se reúne com Dilma no Palácio do Planalto


Depois da reunião entre os dois chefes de Estado, que durou mais de 1h30, no Palácio do Planalto, Dilma reafirmou as intenções do Brasil quanto ao destino do Paraguai no Mercosul.

— Nós discutimos bastante sobre a questão do Mercosul e reiterei ao Cartes a importância que o Brasil dá a participação do Paraguai no Mercosul. Nós consideramos que essa participação tem um significado muito importante neste momento e consideramos também que, por sermos capazes de integrar da Patagônia ao Caribe, me refiro à Venezuela, tornamos a nossa região com tecido multilateral muito mais forte.


Dilma declarou à imprensa que uma das maiores provas da estabilidade da relação entre os dois países é a inauguração de uma linha de transmissão entre a usina de Itaipu e uma subestação na Grande Assunção, em novembro:

— Isso é um símbolo de que tudo que ocorreu, nós não deixamos que afetasse as relações concretas que existem entre nossos países. Eu acredito que o presidente Cartes fará a diferença nesse processo, ele tem a firme convicção de que é muito importante as relações entre nós e sempre disse que os papéis dos nossos chanceleres não conseguirão registrar tudo aquilo que faremos.


Os dois países ainda discutiram parcerias nas áreas sociais e a possibilidade da construção de mais uma ponte sobre o rio Iguaçu, ligando Brasil e Paraguai.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.