Caixão com corpo de Mandela percorrerá ruas de Pretória
Segundo autoridade local, público está sendo "encorajado" a ficar nas calçadas
Internacional|com R7

Os restos mortais do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, ícone da luta contra o apartheid, serão levados em procissão por Pretória na quarta-feira (11), quinta-feira (12) e sexta-feira (13), informou neste sábado (7) uma fonte oficial.
"Todas as manhãs, quando os restos mortais deixarem o necrotério para serem expostos, seu transporte será feito em público", anunciou Néon Nomodu, diretora do Escritório de Comunicação e Informação do Executivo (GCIS).
Esse desfile vai acontecer durante três dias, de 11 a 13 de dezembro, quando o corpo de Mandela será velado no Union Buildings, a sede do governo sul-africano.
— A cada manhã (...) essas rotas serão públicas. Vamos encorajar os cidadãos a ir às ruas enquanto [o caixão] passar pelas ruas de Pretória em direção ao Union Buildings.
Horror e vergonha: veja as piores imagens do apartheid na África do Sul
Neón ressaltou ainda que o acesso popular ao local do velório será controlado.
— Minha mãe não vai acordar de manhã, por exemplo, dizendo: 'Deixe-me entrar no Union Buildings'. Todo mundo (...) precisará se credenciar.
Segundo a diretora do GCIS, os cidadãos credenciados terão que usar um ônibus oficial para chegar ao velório na sede do governo, onde não lhes será permitido entrar com câmeras.
O funeral de Estado de Mandela será realizado no próximo dia 15 em Qunu, no sudeste do país, cidade onde ele viveu na infância, informou ontem o presidente sul-africano, Jacob Zuma.
Desta forma, o preso político mais famoso do mundo cumprirá seu desejo de ser enterrado perto da família.
Antes, no dia 10, vai acontecer no FNB Stadium (antes conhecido como Soccer City), no bairro de Soweto, em Johannesburgo, um serviço religioso em memória do ex-presidente.
Mandela morreu na quinta-feira, aos 95 anos, em sua residência de Johannesburgo, após receber tratamento intensivo nos últimos meses devido a uma recaída de uma infecção pulmonar.
Funeral de Nelson Mandela deve durar 12 dias e ser um dos maiores da história, diz jornal













