Capela Sistina é fechada ao público para preparação do conclave, que ainda não tem data definida
A preparação da capela para acolher os cardeais será iniciada na tarde de hoje
Internacional|Do R7, com agências internacionais
A famosa Capela Sistina fecha suas portas a partir desta terça-feira (5) para se preparar para a realização do conclave que elegerá o novo papa, cuja data ainda não foi fixada.
A capela, decorada com afrescos dos maiores artistas do Renascimento e localizada dentro dos museus do Palácio Apostólico no Vaticano, permaneceu aberta ao público após a renúncia oficial, na última quinta-feira (28), do papa Bento 16.
"Durante a tarde, começarão os trabalhos para preparar a capela para a celebração do conclave", informou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.
Outras salas do imenso museu do Vaticano, como o apartamento Bórgia e a coleção de arte religiosa, poderão ser visitadas pelos turistas de todo o mundo.
Cardeal revela bastidores de conclave papal
A eleição do papa será realizada na capela, decorada com afrescos de grandes artistas do Renascimento, entre eles Michelangelo e Rafael.
Durante o conclave, é instalada uma chaminé em seu telhado e a fumaça atua como um sinal. Se for liberada uma fumaça branca após a queima dos papéis dos votos, significa que o conclave terminou e que um novo papa foi eleito. Mas se nenhum candidato obtiver a maioria (dois terços dos votos), é liberada uma fumaça negra, formada com alguns produtos químicos, indicando que ainda não houve uma eleição satisfatória.
Congregações gerais
Desde ontem (4), são realizadas no Vaticano as chamadas congregações gerais, ou seja, uma assembleia de todos os cardeais da Igreja Católica para analisar o passado e o futuro da igreja e definir o perfil do futuro papa.
As congregações gerais também decidem a data do início do conclave — que, por enquanto, não foi definida.
O decano do Colégio dos Cardeais, Angelo Sodano, abriu hoje a terceira sessão das congregações gerais.
Cardeais influentes apoiariam arcebispo de SP para papa, diz jornal italiano
Seminaristas querem papa que "misture Bento 16 e João Paulo 2º"
Na primeira congregação, realizada na manhã de ontem, estavam presentes 142 cardeais, dos quais 103 eleitores do grupo de 115 que votarão no conclave.
Como ontem, os padres não deram informação aos jornalistas que os esperavam no Vaticano.
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia