Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Casa Branca adverte que apuração de eleições pode demorar dias

Governo dos EUA ressalta que disputas mais apertadas podem levar um número maior de dias para terem resultados oficiais

Internacional|

Partidos chamam eleitores para as urnas nos Estados Unidos
Partidos chamam eleitores para as urnas nos Estados Unidos Partidos chamam eleitores para as urnas nos Estados Unidos

A Casa Branca alertou nesta segunda-feira (7) que a apuração dos votos das eleições legislativas de amanhã nos Estados Unidos pode demorar dias, razão pela qual é possível que os resultados totais não sejam conhecidos logo após o fechamentos das urnas.

"Podemos não saber quem são os vencedores da eleição por alguns dias. Leva tempo para contar todas as papeletas de maneira ordenada", disse a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, em entrevista coletiva.

Nos Estados Unidos não existe uma autoridade eleitoral central e os secretários de estado de cada uma das 50 unidades federativas do país são responsáveis ​​pela contagem dos votos.

Como esse processo costuma ser demorado, os grandes meios de comunicação americanos são os responsáveis ​​por declarar qual candidato ganhou uma disputa, algo que especialistas fazem analisando os dados provenientes do campo.

Publicidade

O resultado de muitas disputas eleitorais costuma ser conhecido no dia da votação. Entretanto, outras vezes, a corrida é tão apertada que leva dias ou até semanas.

Por exemplo, na eleição presidencial de 2020, foram necessários quatro dias para a grande mídia americana declarar que o atual presidente, o democrata Joe Biden, havia vencido o republicano Donald Trump (2017-2021).

Publicidade

A Casa Branca não divulgou qual será a agenda do presidente nos próximos dois dias e não confirmou se Biden dará uma entrevista coletiva após as eleições para avaliar os resultados, como fazem todos os presidentes dos EUA desde Bill Clinton (1993-2001).

Em coletiva de imprensa, Jean-Pierre assegurou que Biden se posicionará após as eleições e que "adora" responder perguntas de jornalistas, mas não se comprometeu que falará com a imprensa para responder perguntas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.