Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Catalunha enfrenta parede de incompreensão espanhola, diz governo regional

Internacional|

MADRI (Reuters) - A realização de uma nova eleição regional este mês na Catalunha, que o governo pró-independência tem apresentado como um preâmbulo para a independência da Espanha, é o último recurso diante da indiferença demonstrada por Madri em relação às demandas catalãs, disse o governador regional nesta quarta-feira.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, disse nesta semana que não reconhece o pleito como representativo para a independência.

A votação na Catalunha ocorre pouco antes de uma eleição geral a ser realizada antes do fim do ano, da qual o Partido Popular, de Rajoy, deve sair o vencedor. Seu governo proibiu a realização de um pleito não vinculante sobre a independência da Catalunha em novembro do ano passado, embora a votação tenha sido realizada assim mesmo.

“Estamos usando a eleição como um último recurso porque os diferentes caminhos tentados por diferentes partidos acabaram batendo contra uma parede de granito de incompreensão”, disse Artur Mas em uma comissão parlamentar extraordinária.

O governo pró-independência liderado por ele manifestou ter tudo pronto para uma declaração de independência unilateral dentro do período de um ano, caso a votação regional lhe conceda um “mandato claro”, como esperam.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.