Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cerca de 520 mil ucranianos fugiram para países vizinhos após a invasão russa

Êxodo é formado por mulheres e crianças em sua maioria; homens entre 18 e 60 são obrigados a permanecer no país para lutar

Internacional|Do R7, com informações da AFP

Refugiados da Ucrânia vistos na fronteira em Medyka, leste da Polônia
Refugiados da Ucrânia vistos na fronteira em Medyka, leste da Polônia Refugiados da Ucrânia vistos na fronteira em Medyka, leste da Polônia

Quase 520.000 pessoas fugiram da Ucrânia para países vizinhos desde que a ofensiva militar da Rússia começou na quinta-feira (24), de acordo com o último balanço da ONU divulgado na noite de segunda-feira (28). As Nações Unidas ainda estimam que o total atinja os quatro milhões nas próximas semanas.

A Ucrânia faz fronteira com sete países, Rússia ao norte e leste, Bielorrússia ao norte, Polônia e Eslováquia a oeste e Romênia, Hungria e Moldávia a sudoeste.

Cerca de 520.000 refugiados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Filippo Grandi, disse nesta segunda-feira (28) que exatamente 519.057 pessoas que fugiram dos intensos combates entre os exércitos russo e ucraniano.

Centenas de milhares de ucranianos, principalmente crianças e mulheres, fugiram em trens, carros e até mesmo a pé com suas malas. Homens entre 18 e 60 anos estão proibidos de deixar o país e foram confocados para integrar o Exército local. 

Publicidade

Polônia

A Polônia recebeu grande parte dos ucraniados refugiados, cerca de 281.300, de acordo com os dados mais recentes do ACNUR.

Na Polônia, onde 1,5 milhão de ucranianos já viviam antes da ofensiva russa, as pessoas se organizam nas redes sociais para arrecadar dinheiro e remédios e também oferecer moradia, alimentação, trabalho ou transporte gratuitos aos refugiados.

Publicidade

Hungria

A Hungria acolheu 93.938 refugiados, disse o ACNUR na segunda-feira. O país tem cinco postos de fronteira com a Ucrânia e várias cidades vizinhas, como Zahony, disponibilizaram prédios públicos para acomodar os ucranianos.

Alguns civis foram até lá para oferecer comida ou ajuda.

Publicidade

Moldávia

Cerca de 38.388 refugiados chegaram ao território moldavo na segunda-feira (28).

Romênia

O ACNUR contabilizou 34.361 refugiados do país em conflito. Dois acampamentos foram montados, um em Sighetul e outro em Siret, onde estão cerca de 40 moradores que serão transferidos para outros centros de acolhimento.

Eslováquia

Cerca de 30.000 ucranianos viajaram para a Eslováquia desde quinta-feira (24) devido à ameaça de guerra, segundo o ACNUR.

Outros países

A agência da ONU também especificou que 40.759 ucranianos se refugiaram em outros países europeus, mais distantes das fronteiras de seu país.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.