Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chanceler alemão sobe tom e promete sanções 'imediatas' à Rússia em caso de invasão

Mesmo após telefonemas entre líderes ocidentais e Moscou, os esforços diplomáticos não conseguiram apaziguar as tensões

Internacional|

Olaf Scholz assumiu a Alemanha após 16 anos de governo Angela Merkel
Olaf Scholz assumiu a Alemanha após 16 anos de governo Angela Merkel Olaf Scholz assumiu a Alemanha após 16 anos de governo Angela Merkel

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, advertiu neste domingo (13) que as sanções ocidentais contra a Rússia poderão ter efeito "imediato" se a Rússia invadir a Ucrânia.

"No caso de uma agressão militar contra a Ucrânia, que poria sua soberania e sua integridade territorial em risco, isso levaria a sanções duras, que preparamos cuidadosamente e que poderemos aplicar imediatamente com nossos aliados na Europa e na Otan", declarou Scholz, na véspera da viagem que fará a Kiev e, no dia seguinte, terça-feira (15), a Moscou.

Neste sábado (12), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, advertiu o líder russo Vladimir Putin de que o governo americano está pronto para “todos os cenários”. Segundo o mandatário da Casa Branca, o impasse com a Ucrânia pode ser resolvido por meios diplomáticos ou de outras maneiras  ele não especificou quais.

Em conversa por telefone, Biden também afirmou que os Estados Unidos “responderão decisivamente e imporão custos rápidos e severos à Rússia” em caso de invasão da Ucrânia, segundo a Casa Branca.

De acordo com informações da agência AFP, um funcionário de alto escalão do governo americano revelou que a conversa entre os presidentes não provocará “mudança fundamental” no que se refere às tensões na Ucrânia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.