Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chávez tem evolução "favorável", diz governo da Venezuela

Novo boletim é divulgado após líderes latino-americanos terem mantido silêncio após visitarem Cuba

Internacional|

Chavistas tomaram ruas de Caracas na semana passada durante a "posse virtual" de Chávez
Chavistas tomaram ruas de Caracas na semana passada durante a "posse virtual" de Chávez Chavistas tomaram ruas de Caracas na semana passada durante a "posse virtual" de Chávez

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que luta há um ano e meio contra um câncer, está evoluindo "favoravelmente", e a infecção pulmonar que o atingiu foi controlada, informou o governo venezuelano em comunicado na noite deste domingo (13).

"Apesar de seu delicado estado de saúde... nos últimos dias a evolução médica geral tem sido favorável", disse o ministro Ernesto Villegas, lendo a nota. "A infecção respiratória está controlada... o presidente está consciente."

O ministro acrescentou que Chávez, de 58 anos, está em contato com sua família e a equipe política que o acompanha em Havana.

O líder venezuelano, de 58 anos, permanece em Cuba desde 11 de dezembro, quando se submeteu a uma cirurgia de câncer. Desde então, ele não foi mais visto nem ouvido pelo público, o que aumenta os rumores sobre a sua saúde.

Publicidade

O anúncio do governo ocorre um dia após líderes latino-americanos viajarem a Cuba para prestar apoio a Chávez. A cúpula do governo venezuelano também visitou a ilha neste final de semana.

As visitas dos presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, do Peru, Ollanta Humala, além do vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, não quebraram o muro de silêncio e mistério em torno da saúde do mandatário.

Publicidade

Diferente do esperado, nenhum desses líderes latino-americanos revelou novidades sobre o estado de saúde de Chávez, o que só foi ocorrer ontem à noite.

Reuniões com Fidel

Publicidade

A presidente argentina partiu no sábado de Havana para uma viagem por países asiáticos, após uma escala de pouco mais de um dia na ilha feita expressamente em "solidariedade e acompanhamento" a Chávez, sem que tenha revelado se viu pessoalmente seu colega venezuelano.

Cristina se reuniu com os irmãos Fidel e Raúl Castro e com os familiares de Chávez, como também o fez Humala, que chegou a Havana na sexta-feira, horas após a presidente argentina, para uma viagem de trabalho, na qual assinou vários acordos bilaterais com o governo cubano.

Em conversa com jornalistas neste sábado, após um encontro com o vice venezuelano, Cristina evitou falar sobre o estado de saúde de Chávez.

— Me parece que não é apropriado comentar isto (...), peço a vocês muito respeito e muita solidariedade (...). Mas quero agradecer o comandante Fidel Castro e sua família pelo almoço, muito íntimo, em sua casa. Também o presidente de Cuba, Raúl Castro, pelo carinho com o qual fui tratada.

Na Venezuela, o governador do Estado de Barinas, Adán Chávez, irmão mais velho do presidente venezuelano, assegurou no sábado que ele "avança em sua recuperação" e negou que esteja em coma.

Adán classificou como "guerra suja" midiática os comentários na imprensa e nas redes sociais em torno da saúde do irmão. Segundo ele, Hugo Chávez "continua assimilando de boa maneira o tratamento".

Lula pretende visitar Chávez

Oposição na Venezuela racha após decisão da Justiça

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.