Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chefe da Otan parabeniza Zelenski por avanço militar contra a Rússia

Jens Stoltenberg afirmou que a aliança atlântica continuará a ajudar a Ucrânia enquanto a guerra persistir na Europa

Internacional|

Secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, durante coletiva de imprensa
Secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, durante coletiva de imprensa Secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, durante coletiva de imprensa

O secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Jens Stoltenberg, parabenizou o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, nesta quarta-feira (5), pelo progresso "impressionante" das tropas ucranianas na retomada do território que havia sido ocupado pelas tropas da Rússia.

"Falei com o presidente Zelenski e elogiei o bravo povo e as forças ucranianas pelo impressionante progresso na recuperação de seu território dos agressores russos", escreveu Stoltenberg no Twitter.

O político norueguês também deixou claro que Moscou "deve parar a guerra que começou" e garantiu que a Otan "manterá e intensificará o apoio à Ucrânia pelo tempo que for necessário".

Por sua parte, Zelenski afirmou, também no Twitter, que está "em contato constante" com parceiros estratégicos e que conversou por telefone com Stoltenberg. Desse papo com o secretário-geral aliado, o presidente ucraniano destacou que "estamos coordenando novos passos no caminho da integração euro-atlântica da Ucrânia".

Continua após a publicidade

Zelenski afirmou na semana passada que solicitaria formalmente a entrada do país na aliança atlântica. Stoltenberg respondeu que todos os países democráticos da Europa têm o direito de apresentar tal pedido, mas advertiu para o fato de que a decisão sobre a admissão é tomada pelos 30 países aliados, que chegam à decisão por consenso.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, promulgou nesta quarta-feira (5) a anexação à Rússia das regiões ucranianas de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporizhzhia, enquanto as tropas ucranianas continuam seu avanço, forçando os soldados russos a se retirar.

O Kremlin garantiu que o Exército russo "recuperará" as cidades perdidas durante a ofensiva ucraniana em território anexado pela Rússia no leste e no sul daquele país.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.