Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com gesto nazista, autor de massacre na Noruega volta à Corte

Anders Breivik matou 77 pessoas em 2011

Internacional|Ansa

Anders Breivik matou 77 pessoas em 2011
Anders Breivik matou 77 pessoas em 2011 Anders Breivik matou 77 pessoas em 2011

O norueguês Anders Behring Breivik, condenado a 21 anos de prisão por ter matado 77 pessoas em 2011, fez a saudação nazista "Heil Hitler" ao chegar a um tribunal que avaliará sua denúncia de "tratamento desumano" na prisão nesta terça-feira (15).

Por razões de segurança, a análise de sua acusação pelos juízes está sendo realizada em um estado esportivo dentro do presídio em que cumpre pena. Essa foi a primeira vez desde sua condenação, em 2012, que ele reapareceu em público.

Noruega impede autor de massacre em Oslo de criar partido fascista

O norueguês abriu o processo contra o Estado por dizer que sua cela e seu atual confinamento solitário quebram regras da Convenção Europeia dos Direitos Humanos.

Publicidade

Ele questiona ainda o porque de usar "excessivamente" algemas e reclama que não pode entrar em contato com seus familiares — apenas sua mãe está liberada para visitas através de um vidro.

Breivik é o único detido na prisão de segurança máxima de Skien, que fica a 100 km da capital Oslo. Lá, ele dispõe de um cela com sala de estudos e equipamentos eletrônicos sem acesso à internet, como televisão, videogame e computador.

Publicidade

O norueguês também tem autorização para praticar exercícios na academia de ginástica do local e pode tomar banho de sol por uma hora. A Procuradoria da Noruega argumenta que as restrições de comunicação com o mundo externo estão dentro das normas e que são necessárias dada a periculosidade do membro da extrema-direita.

Segundo o órgão, "tudo está dentro dos limites permitidos pela lei". Caso a Justiça dê razão à Breivik, sua detenção poderá ser relaxada e parte de suas solicitações serão atendidas. O resultado do julgamento deve ser divulgado até sexta-feira (18) e o depoimento do assassino será realizado amanhã (16).

Publicidade

Em uma carta enviada às autoridades judiciárias, o criminoso reclamou ainda que seu café "era sempre servido frio", que nunca tinha "manteiga suficiente" para seus pães e que sua cela "não tem uma vista para fora" do presídio. A pena imputada à Breivik é a mais severa pela legislação norueguesa e pode ser renovada por várias vezes, tornando-a, praticamente, uma pena de prisão perpétua.

O extremista foi preso após ter explodido um bomba próximo a um edifício público de Oslo, no dia 22 de julho de 2011, matando oito pessoas. De lá, ele se dirigiu de barco até a ilha de Utoya, onde ocorria um encontro de jovens do Partido Trabalhista, e matou 69 pessoas à queima-roupa. 

Presídio autoriza que autor de massacre na Noruega volte a estudar

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.