Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Como a maioria republicana na Câmara dos Representantes pode atrapalhar o governo Biden

Apesar da pequena vantagem, conservadores terão poder suficiente para supervisionar e investigar a atual gestão

Internacional|Do R7, com AFP

O presidente dos EUA, Joe Biden, em discurso na Casa Branca
O presidente dos EUA, Joe Biden, em discurso na Casa Branca O presidente dos EUA, Joe Biden, em discurso na Casa Branca

O Partido Republicano conquistou o controle da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos com pelo menos 218 das 435 cadeiras da Casa. A vitória atrapalha os planos do presidente Joe Biden nos próximos dois anos, já que os conservadores poderão combater sua agenda de governo.

Apesar da pequena maioria, os republicanos terão poder suficiente para supervisionar a gestão atual. Eles prometeram realizar investigações sobre a condução da pandemia pelo governo democrata e sobre a retirada americana do Afeganistão, em 2021.

Com a nova configuração, os democratas devem enfrentar dificuldades para aprovar projetos importantes. Em particular, com a nova maioria, os conservadores deram sinais de que vão reconsiderar os recursos destinados ao Fisco para contratar novos agentes e certas reformas no âmbito da educação.

Leia também

A direita também pode ser mais exigente com a ajuda de Washington à Ucrânia. Ainda promete atacar o direito ao aborto e legislar sobre armas de fogo, o que forçaria Biden a usar sua prerrogativa de veto.

Publicidade

Em última instância, o presidente terá que utilizar suas habilidades de negociação para evitar uma interrupção dos serviços do governo federal, o chamado shutdown, quando verbas ficam paralisadas devido à falta de votação do Orçamento no Congresso.

Além disso, a Câmara republicana poderá discutir o impeachment de Biden e de sua vice, Kamala Harris, além de retomar as alegações de que o presidente favoreceu seu filho Hunter Biden, que atuava em uma empresa de gás natural ucraniana, enquanto ele era mediador do conflito pela península da Crimeia.

Publicidade

O republicano Kevin McCarthy ganhou a eleição por voto secreto para liderar seu partido na Câmara dos Representantes, o que deve permitir que ele se torne presidente da Casa a partir de janeiro.

O congressista californiano de 57 anos, membro do alto escalão republicano na Câmara desde 2014, derrotou seu correligionário Andy Biggs, membro do grupo de extrema direita Freedom Caucus.

Publicidade

Ele deve vencer a votação no plenário do dia 3 de janeiro, quando os 435 novos membros da Câmara dos Deputados, republicanos e democratas, escolherão o speaker (presidente), o terceiro cargo mais importante na política americana depois do presidente e vice-presidente.

"Estaremos preparados para fazer com que a administração Biden preste contas desde o primeiro dia", disse Kevin McCarthy, após Nancy Pelosi anunciar que deixará de liderar os democratas na Câmara.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.