Coreia do Norte prepara execução de 200 pessoas
Lista inclui altos funcionários do governo e membros do Exército
Internacional|Da ANSA
A Coreia do Norte estaria se preparando desde a última terça-feira (1º) para executar 200 altos funcionários do governo fiéis a Jang Song-thaek, tio e tutor do ditador Kim Jong-un que foi morto no final do 2013, após ser acusado de traição ao regime.
Além disso, cerca de mil membros de suas famílias poderão ser levados a campos de trabalho forçado e reeducação, segundo o jornal sul-coreano Chosun Ilbo.
O Departamento de Segurança da cidade de Pyongyang conduziu uma análise aprofundada para identificar e expulsar aliados de Jang depois de sua execução, identificando 200 pessoas consideradas muito fiéis.
Guerra à vista? Conheça o misterioso líder norte-coreano Kim Jong-un
O órgão foi autorizado pela Suprema Corte do país a realizar processos a portas fechadas e a impor penas de morte, em um esforço para dar à iniciativa uma roupagem formal.
A lista de alvos do regime inclui funcionários do Partido dos Trabalhadores local e membros do governo e das Forças Armadas que teriam recebido ordens diretas do tio de Kim Jong-un.
As execuções serão realizadas sob os olhos de expoentes da legenda e de altos oficiais militares, como uma clara advertência àqueles que não demonstrarem obediência ao líder norte-coreano.