Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Crise diplomática: recusa de novo embaixador gera mal-estar entre Brasil e Israel

Indicação de Dani Dayan para o cargo não foi bem aceita pelo governo brasileiro

Internacional|Do R7

Dayan é morador de assentamentos judeus na Cisjordânia e ex-chefe do Conselho Yeshua
Dayan é morador de assentamentos judeus na Cisjordânia e ex-chefe do Conselho Yeshua

A demora do Itamaraty em aceitar o novo embaixador indicado por Israel para o Brasil está gerando um mal-estar diplomático entre ambos os países.

O argentino naturalizado israelense Dani Dayan foi nomeado há quatro meses para ocupar o cargo de embaixador do Estado de Israel no Brasil. No entanto, até o momento, o diplomata ainda não recebeu o "agrément" — permissão para começar a trabalhar no país para o qual foi indicado — do governo brasileiro.

O embaixador anterior de Israel no Brasil, Reda Mansour, deixou Brasília na semana passada. Desde então, o País está sem um embaixador oficial israelense.

Comenta-se que a indicação de Dayan para ocupar o cargo não foi bem aceita pelo governo brasileiro, que tem demostrado apoiar a criação de um Estado palestino nos últimos anos.


Medo e insegurança: brasileiros em Israel contam o que mudou em suas vidas com onda de atentados

ncentivados por grupos terroristas, jovens palestinos atacam civis israelenses


Dayan é morador da Cisjordânia — território palestino ocupado por Israel desde 1967 — e ex-chefe do Conselho Yeshua, organização que representa os mais de 500 mil israelenses moradores de assentamentos judaicos em territórios palestinos.

A vice-chanceler israelense, Tzipi Hotovely, disse, em entrevista a um canal de TV israelense, que o Brasil corre o risco de degradar as relações bilaterais se Dayan não for autorizado a exercer o cargo de embaixador.


Ela afirmou que Israel vai fazer lobby em Brasília por meio da comunidade judaica brasileira e de pessoas de confiança da presidente Dilma Rousseff, além de apelos diretos do primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu.

— O Estado de Israel vai deixar o nível de relações diplomáticas com o Brasil no nível secundário, caso a nomeação de Dani Dayan não seja confirmada", disse Hotovely, acrescentando que o argentino naturalizado israelense permanece como o único candidato ao cargo.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

(Com informações do The Guardian)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.