Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cuba: opositor diz que governo é brutal e que 'revolução envelheceu'

Ator Yunior García, que liderou protestos contra o governo de Cuba, chegou à Espanha e disse que os jovens querem mudanças

Internacional|

Yunior García chegou à Espanha e concedeu uma coletiva à imprensa local
Yunior García chegou à Espanha e concedeu uma coletiva à imprensa local Yunior García chegou à Espanha e concedeu uma coletiva à imprensa local

O líder opositor cubano Yunior García disse nesta quinta-feira (18), ao chegar a Madri, na Espanha, que a ditadura do governo de Cuba é brutal com a população. García afirmou que as novas gerações se mobilizam contra o governo para exigir mudanças no país. 

"A minha geração não ingeriu a mesma compota estranha que os nossos avós, não fez efeito em nós", declarou Yunior García em entrevista à Agência EFE. Ele destaca que as redes sociais têm sido um ponto de encontro no qual as pessoas podem "aplaudir e reivindicar".

García, um ator de 39 anos, deixou Havana e desembarcou no aeroporto de Barajas, em Madri, acompanhado da esposa e com um visto de turismo de 90 dias, ajudado por pessoas e organizações da Espanha e do seu país, sobre as quais não quis dar detalhes devido a possíveis represálias.

Veja abaixo a entrevista, em espanhol:

Publicidade

Consciente das diferenças entre gerações em Cuba, García comparou as ideias do "regime" cubano a uma "compota estranha" que os seus avós ingeriram e que não afeta a juventude de hoje. O que, segundo o líder opositor cubano, foi inicialmente uma "bela revolução" agora é "uma revolução que envelheceu e se tornou o mesmo que eles queriam destruir".

Por essa razão, García pede ao povo cubano que "tome consciência e nunca mais permita abusos desse tipo, perca o medo e ponha fim ao terror infundado". O artista valoriza um elemento muito importante para as novas gerações cubanas, o acesso à internet e às redes sociais, que permitiu realizar aquilo que já chamaram de "revolução dos aplausos", uma vez que as redes se tornaram um lugar "onde podem nos aplaudir".

Publicidade

"Não sou estátua de bronze"

Em resposta aos que o questionam por ter deixado Cuba, o ator afirmou que gostaria de ser mais corajoso e que é humano, não a "estátua de bronze" em que alguns acreditam. Na Espanha, o dissidente cubano disse que se sente útil por poder fazer algo real pelo país natal sem pensar em mais nada, e que agora está mais perto de conseguir.

Ao falar sobre o medo, Yunior García assumiu que, "quando se tem tanto medo, perde-se subitamente todo o medo", e que, "quando se pensa que não se pode mais senti-lo, ele vem em outro dia, pior do que antes".

Publicidade

García disse que perde o medo graças à força dada pela esposa e pela sogra, que em um momento de crise o aconselhou a "levantar a cabeça", pois eles sempre estarão juntos, "sob qualquer circunstância". Quando fala da família, o ator não consegue deixar de imaginar se algo acontecerá com os parentes, embora isso seja algo que tente esquecer.

Mas o opositor acredita que Cuba não pode ser "desumanizada" para prejudicá-lo. Quanto ao filho que ficou em Cuba, García deseja que ele não tenha de passar por aquilo que a sua geração sofreu com uma "terrível doutrinação", e espera que ele se torne "um verdadeiro revolucionário, no sentido real da palavra".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.