Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dez mil pessoas se apresentaram para lutar pelo exército russo na Ucrânia, diz governo

Voluntários não esperaram convocação, segundo Estado-Maior; Vladimir Putin anunciou mobilização de tropas na última quarta

Internacional|

Tropas russas em treinamento no último mês de agosto
Tropas russas em treinamento no último mês de agosto Tropas russas em treinamento no último mês de agosto

O Estado-Maior da Rússia afirmou nesta quinta-feira (22) que aproximadamente 10 mil pessoas se apresentaram nas últimas 24 horas de forma voluntária para serem mobilizadas na ofensiva contra a Ucrânia, após o anúncio do presidente Vladimir Putin.

"No primeiro dia de mobilização parcial, cerca de 10 mil cidadãos foram por vontade própria ao escritório de recrutamento, sem esperar a convocação", disse o porta-voz do Estado-Maior, Vladimir Tsimlyansky, à agência de notícias Interfax.

Nas imagens publicadas nas redes sociais, supostamente da cidade de Yakutia, na Sibéria, viam-se homens de semblante sério abraçados aos familiares, alguns deles chorando, antes de embarcarem em um ônibus.

Em outras imagens publicadas no Mash, um conhecido canal do Telegram, uma fila de homens foi vista à noite em uma pista de aterrissagem, na frente de um avião de tropas.

Publicidade

Já um vídeo que teria sido gravado na república russo-caucasiana da Chechênia mostrava dezenas de jovens escoltados pela polícia, enquanto caminhavam pela rua.

O Ministério da Defesa não divulgou qualquer imagem oficial da mobilização, nem números das pessoas convocadas pelo Exército.

Publicidade

Na quarta-feira (21), o presidente Putin anunciou uma "mobilização parcial" de cerca de 300 mil reservistas com "experiência militar". Muitos russos temem, no entanto, uma mobilização em massa.

" gallery_id="628e6dfb416eb9b04d000081" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/dez-mil-pessoas-se-apresentaram-para-lutar-pelo-exercito-russo-na-ucrania-diz-governo-22092022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.