Dezenas de moradores da Sibéria morrem após ingerir loção de banho na falta de bebida alcoólica
Cosmético utilizado como alternativa barata à bebida alcoólica causou envenenamento
Internacional|Do R7

Ao menos 41 habitantes da cidade siberiana de Irkutsk morreram depois de beber loção de banho aromatizada para se embriagar. Segundo os investigadores russos responsáveis pelo caso, trata-se de um dos mais fatais deste tipo em anos.
O uso de substâncias substitutas para o álcool e de bebidas alcoólicas falsificadas é frequente nas regiões da Rússia, por causa da pobreza. As vítimas são homens e mulheres que têm entre 35 e 50 anos.
A mídia russa noticiou que as vítimas eram moradores pobres de Irkutsk, cidade situada a cerca de 4 mil quilômetros ao leste de Moscou.
O envenenamento em massa ocorreu no bairro Novo-Lenino, onde as autoridades descobriram duas lojas que vendem boyaryshnik, cosmético à base de metanol.O porta-voz do Palácio do Kremlin, onde mora Vladimir Putin, presidente russo, afirma que as autoridades estão a par do caso.
— É uma tragédia terrível. Este tipo de problema é bem conhecido, e o presidente foi informado. Medidas têm que ser adotadas.
O Comitê Investigativo da Rússia enviou um grupo de investigadores experientes de Moscou, e agências de notícias russas disseram que o prefeito de Irkutsk declarou estado de emergência e proibiu temporariamente a venda de todos os líquidos que contêm álcool impróprio para consumo humano.
Em comunicado emitido à imprensa, o grupo de investigadores confirmou a medida.
— De acordo com nossos dados mais recentes, 41 das 57 pessoas que foram hospitalizadas depois de ingerir o líquido morreram. Mais de duas mil unidades do líquido foram confiscadas, um volume total de 500 litros.
O líquido consumido pelas vítimas é uma loção de banho de uso estritamente para uso externo. Porém, o produto era vendido em lojas do local como bebida alcoólica. O metano é o principal componente dessa substância. Quando ingerido, ele é metabolizado em formol ou formiato. Esses compostos são venenosos para o sistema nervoso central humano, podendo causar cegueira, coma e morte. Os que foram envenenados e continuam vivos estão todos em condições graves.
Outros líquidos usados como substitutos do bebidas alcoólicas na região são perfumes, loções pós-barba, anticongelantes e limpa-vidros.












