Logo R7.com
RecordPlus

Dezenas de moradores da Sibéria morrem após ingerir loção de banho na falta de bebida alcoólica

Cosmético utilizado como alternativa barata à bebida alcoólica causou envenenamento

Internacional|Do R7

  • Google News
Boyaryshnik, loção à base de metanol que causou envenenamento.
Boyaryshnik, loção à base de metanol que causou envenenamento.

Ao menos 41 habitantes da cidade siberiana de Irkutsk morreram depois de beber loção de banho aromatizada para se embriagar. Segundo os investigadores russos responsáveis pelo caso, trata-se de um dos mais fatais deste tipo em anos.

O uso de substâncias substitutas para o álcool e de bebidas alcoólicas falsificadas é frequente nas regiões da Rússia, por causa da pobreza. As vítimas são homens e mulheres que têm entre 35 e 50 anos. 


A mídia russa noticiou que as vítimas eram moradores pobres de Irkutsk, cidade situada a cerca de 4 mil quilômetros ao leste de Moscou.

O envenenamento em massa ocorreu no bairro Novo-Lenino, onde as autoridades descobriram duas lojas que vendem boyaryshnik, cosmético à base de metanol.O porta-voz do Palácio do Kremlin, onde mora Vladimir Putin, presidente russo, afirma que as autoridades estão a par do caso. 


— É uma tragédia terrível. Este tipo de problema é bem conhecido, e o presidente foi informado. Medidas têm que ser adotadas.

O Comitê Investigativo da Rússia enviou um grupo de investigadores experientes de Moscou, e agências de notícias russas disseram que o prefeito de Irkutsk declarou estado de emergência e proibiu temporariamente a venda de todos os líquidos que contêm álcool impróprio para consumo humano.


Em comunicado emitido à imprensa, o grupo de investigadores confirmou a medida. 

— De acordo com nossos dados mais recentes, 41 das 57 pessoas que foram hospitalizadas depois de ingerir o líquido morreram. Mais de duas mil unidades do líquido foram confiscadas, um volume total de 500 litros.


O líquido consumido pelas vítimas é uma loção de banho de uso estritamente para uso externo. Porém, o produto era vendido em lojas do local como bebida alcoólica. O metano é o principal componente dessa substância. Quando ingerido, ele é metabolizado em formol ou formiato. Esses compostos são venenosos para o sistema nervoso central humano, podendo causar cegueira, coma e morte. Os que foram envenenados e continuam vivos estão todos em condições graves. 

Outros líquidos usados como substitutos do bebidas alcoólicas na região são perfumes, loções pós-barba, anticongelantes e limpa-vidros.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.