Dilma olha com visão de raio laser as questões importantes ao povo brasileiro, diz vice-presidente norte-americano
Em clima de descontração, Joe Biden elogiou a presidente e o Brasil durante a coletiva de imprensa
Internacional|Mariana Londres, do R7, em Brasília
O vice-presidente norte-americano Joe Biden elogiou nesta sexta-feira (31) em Brasília a atuação da presidente Dilma Rousseff, em especial no campo social.
—Tive uma discussão com sua presidente, uma líder que olha com visão de raio laser para as questões mais importantes para o povo brasileiro, que são as mesmas para o povo americano. Agora, entendo porque o presidente Obama acha que ela é uma parceira tão boa, em razão disso estamos esperando a visita de Estado da presidente [em outubro].
Bem-humorado, o vice-presidente norte americano começou o seu comunicado à imprensa dizendo que não queria voltar para casa.
EUA querem multiplicar por cinco o comércio com Brasil, diz vice-presidente
Apesar do clima de festa, Brasil e EUA têm conflitos sérios para serem resolvidos
Dilma encontra vice americano em sua última escala na América Latina
—Não quero voltar para casa, gostaria de poder ficar mais tempo para aproveitar essa hospitalidade. Minha mulher e minhas netas estão visitando o lago [Paranoá] ou estão na piscina no hotel. Vai ser difícil colocá-las de volta no avião.
Biden falou à imprensa brasileira após encontro com o vice-presidente brasileiro Michel Temer no Palácio do Itamaraty, nesta sexta-feira (31) em Brasília.
Mais cedo, o vice-presidente norte americano foi recebido pela presidente Dilma Rousseff, o que foi entendido como um sinal diplomático positivo, já que pelo protocolo Biden seria apenas recebido pelo vice-presidente brasileiro.
A visita de Joe Biden ao Brasil está concentrada nos temas de cooperação energética entre os países e na visita de Estado da presidente Dilma aos Estados Unidos. Biden faz uma viagem pela América do Sul e já visitou a Colômbia e Trinidad e Tobago.
Em Brasília, Biden reiterou o que havia dito nesta quinta-feira (30) no Rio de Janeiro, quando disse que o Brasil deixou de ser um país emergente.
- O Brasil é um país desenvolvido. Temos aqui a Copa, o papa Francisco, os jogos olímpicos (...). Os brasileiros subestimam a profundidade de seu êxito conseguido há 15 anos ao redor do mundo. Há nações que estão lutando para ver se é possível sustentar democracia e crescimento, como os países da primavera árabe, e o Brasil mostrou que isto é possível.
Vice-presidente dos Estados Unidos desembarca em Brasília
Vice-presidente americano visita o Brasil de olho no pré-sal
Como país desenvolvido, o vice-presidente ressaltou a atuação do Brasil no cenário internacional.
—Falamos da presença do Brasil no cenário internacional, sobre o perdão da dívida africana a e atuação brasileira no Haiti.
Joe Biden falou ainda da intenção americana em ampliar a facilitar o acesso dos brasileiros ao visto os EUA.
—É muito importante para as nações que cooperam que compreendam as outras nações e uma maneira para que isso aconteca é estar presente nos outros países. Dobramos o número de vistos disponíveis, nós queremos que o Brasil venha aos EUA, não apenas para relações comerciais, mas para que nos conhecam e queremos que americanos vejam o que está acontecendo no Brasil.
O vice-presidente ressaltou ainda a atuação do Brasil para reduzir a violência contra a mulher.
—Uma questão que tanto o vice-presidente [Temer] quanto eu trabalhamos é a luta contra a violência contra a mulher. Já que o brasil tirou da sombra a violência contra a mulher, o Brasil tem número de telefone para denunciar a violência contra mulher e abrigos.
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia