Logo R7.com
RecordPlus

Dois russos navegam até o Alasca em busca de asilo político nos Estados Unidos

Mobilização de tropas para lutar na guerra anunciada por Putin em setembro provocou saída em massa do país

Internacional|Do R7

  • Google News
Russos comemoram anexação de territórios ucranianos em evento
na Praça Vermelha, em Moscou
Russos comemoram anexação de territórios ucranianos em evento na Praça Vermelha, em Moscou

Dois cidadãos russos chegaram em uma embarcação em um praia do Alasca e pediram asilo aos Estados Unidos, informou o Departamento de Segurança Nacional americano nesta quinta-feira (6).

O barco atracou na Ilha de São Lourenço, no mar de Bering, próximo à costa russa, informaram os senadores do estado ártico, Lisa Murkowski e Dan Sullivan.


Segundo autoridades, ambos foram levados a Anchorage "para responderem de acordo com as leis de imigração americanas".

Os indivíduos "estão sob custódia federal", disse à AFP Jeff Turner, porta-voz do governador do Alaska, Mike Dunleavy. "Esta situação destaca a necessidade de uma postura de segurança mais forte no Ártico", acrescentou a republicana Murkowski em nota.


Em meados de setembro, o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou uma mobilização parcial de 300 mil reservistas para reforçar a ofensiva na Ucrânia. O anúncio provocou uma avalanche de buscas por passagens aéreas para deixar o país.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não descartou nesta quinta-feira se reunir com o mandatário russo durante a cúpula do G20, no próximo mês na Ásia.

Os EUA se posicionaram contra a invasão russa da Ucrânia, que começou há mais de seis meses, e são o principal fornecedor de armas ao exército de Kiev.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.