Doze cardeais faltam à reunião, e Vaticano não define data de conclave
Quando todos os cardeais com direito à voto estiverem presente, a data do conclave será anunciada
Internacional|Do R7, com agências internacionais
Um total de 142 cardeais, dos 207 que formam o colégio de cardeais, participaram nesta segunda-feira (4), no Vaticano, da primeira congregação preparatória do conclave que elegerá o sucessor de Bento 16, informou o porta-voz, Federico Lombardi.
Desses 142 cardeais, 103 possuem direito à voto: eles têm menos de 80 anos e poderão entrar na Capela Sistina para escolher o próximo líder da Igreja Católica Apostólica Romana.
Dentre os cardeais que faltaram à sessão de hoje, 12 são eleitores — eles devem estar no Vaticano até terça-feira.
Segundo o cardeal decano, Angelo Sodano, de 85 anos, a data do início do conclave só será definida no momento em que todos os cardeais eleitores estiverem presentes. Tudo indica, no entanto, que o procedimento começará no dia 11 de março.
Esta a primeira reunião ocorre quatro dias depois que a Igreja entrou em período de Sé Vacante.
Dois cardeais com direito a voto ficam de fora
O colégio eleitoral que escolherá o próximo papa teria 117 cardeais, mas será formado por 115 deles. Dois com direito à voto já anunciaram que não participarão do conclave: o indonésio Julius Darmaatmadja, por questões de saúde, e o britânico Keith O'Brien, ex-arcebispo de Edimburgo, acusado de "comportamento sexual inadequado".
Ontem, O'Brien, de 74 anos, que renunciou ao cargo de arcebispo da Escócia na segunda-feira (25) por suspeitas de conduta indecente, admitiu ter tido um "comportamento sexual" inapropriado e pediu perdão à Igreja Católica e a quem tenha "ofendido".
Cardeais influentes apoiariam arcebispo de SP para papa
Conheça o mosteiro onde Bento 16 passará o resto de sua vida
Papado de Bento 16 esteve cercado de polêmicas
Os cardeais também devem se concentrar na tarde desta segunda-feira, na segunda congregação preparatória, que se prolongará nos próximos dias. Nestas congregações (reuniões), os cardeais abordam os assuntos da Igreja prévios ao conclave.
Além de fixar a data do início do processo de votação do novo papa, esses encontros também servem para que os cardeais possam se conhecer melhor, comentar a situação da Igreja e desenhar o perfil do próximo papa.
A expecatativa do Vaticano é anunciar seu próximo líder na semana que vem. dessa forma, o novo papa poderá ser apresentado ao mundo durante a Semana Santa, cerimônia católica que começa no dia 24 de março e se encerra em 31 de março.
O papa Bento 16 deixou o cargo no dia 28 de fevereiro, após anunciar ao mundo que não tem condições físicas e mentais para se manter no cargo. Ele vai passar os próximos dois meses em Castel Gandolfo, onde fica a residência de verão dos papas. Em seguida, ele irá ao mosteiro de Mater Ecclesiae, dentro do próprio Vaticano, onde passará o resto da vida.
Livro revela cartas secretas do papa Bento 16
Papisa, Olímpia mandou e desmandou no Vaticano
Nem o papa está acima da lei dos homens: a Justiça
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia