Eleições: oposição vence nas três principais cidades do Equador
Oposição "ganha" as prefeituras de Quito, Guayaquil e Cuenca
Internacional|Do R7
A oposição venceu as eleições deste domingo (23) para as prefeituras de Quito, Guayaquil e Cuenca, as três principais cidades do Equador, segundo pesquisas de boca de urna.
No maior revés para Rafael Correa desde sua chegada ao poder, em 2007, o partido do governo - a Aliança País - foi derrotado pela centro-direita na capital Quito, feudo do presidente, em Guayaquil, no sudoeste, e em Cuenca, no sul do país, apontam os institutos de pesquisa Cedatos, Market e Opinión Pública.
Em Quito, cidade de 2,2 milhões de habitantes, o opositor Mauricio Rodas, 39 anos, obteve 58% dos votos, contra 40% para o atual prefeito, Augusto Barrera, segundo as projeções baseadas na boca de urna.
Ao lado de Correa, o prefeito de Quito admitiu a derrota: "reconhecemos e estamos encarando diretamente os resultados atribuídos" pelas projeções, disse Barrera na sede da Aliança País.
Em Guayaquil, com 2,3 milhões de habitantes, o prefeito opositor, Jaime Nebot, será reeleito com 60% dos votos, contra 38% para Viviana Bonilla, 30 anos, candidata de Correa, ainda de acordo com as projeções.
Cuenca, a terceira cidade do Equador, com 712 mil habitantes, foi conquistada pela oposição com a vitória de Marcelo Cabrera com 51% dos votos, contra 46% para o atual prefeito, Paul Granda.