Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em apoio a protestos no Brasil, manifestações são marcadas para mais de 25 cidades espalhadas pelo mundo

 Brasileiros que vivem no exterior e estrangeiros ficaram indignados com ação policial

Internacional|Do R7

Evento no Facebook convoca manifestantes para protestos em Dublin, na Irlanda
Evento no Facebook convoca manifestantes para protestos em Dublin, na Irlanda Evento no Facebook convoca manifestantes para protestos em Dublin, na Irlanda

Ao menos 27 manifestações em apoio aos protestos realizados no Brasil, contra o aumento da passagem de ônibus, estão sendo organizadas por meio do Facebook em cidades da Europa, América Latina e América do Norte. Quase todas estão marcadas para terça-feira (18), às 17h (locais).

Os eventos estão sendo organizados por brasileiros que vivem no exterior e por estrangeiros que ficaram indignados com a ação violenta da polícia para conter os manifestantes brasileiros, sobretudo nos protestos desta quinta-feira (13) em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Na América Latina, há protestos marcados para Cidade do México e Buenos Aires (Argentina). Na América do Norte, devem ocorrer atos nas cidades norte-americanas de Boston, Chicago e Nova York, além das canadenses Montreal, Toronto, Vancouver e Edmonton.

Mas a maior parte dos protestos marcados via Facebook estão programados para ocorrer na Europa, em cidades como Paris (França), Berlim (Alemanha), Coimbra (Portugal), Madri (Espanha) e Dublin (Irlanda).

Publicidade

Na Alemanha, a passeata será realizada no próximo domingo (16), às 13h (hora local, 8h de Brasília). De acordo com a página criada no Facebook para convocar os manifestantes, eles irão tomar as ruas para apoiar os protestos que vêm acontecendo no Brasil e porque “o povo de São Paulo, Rio e em algumas outras grandes cidades do Brasil tomou as ruas para lutar por uma melhor qualidade de vida e igualdade no país", mas foi "massacrado pela polícia com gás lacrimogêneo, balas de borracha e cavalaria, durante a manifestação pacífica”.

Protestos colocam Copa das Confederações no “banco de reservas”

Publicidade

Na França, o protesto deverá ser realizado no dia 18 de junho, às 17h (hora local, 12h de Brasília). Na página do Facebook criada para o evento, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi criticado porque “parabenizou a polícia por disciplinar os manifestantes”, e o prefeito Fernando Haddad porque “se recusa a dialogar”.

“Mesmo que tenhamos um oceano de distância, nós, brasileiros no exterior, queremos demonstrar nossa recusa em aceitar a violência militar contra os protestos democráticos no Brasil. Contra a repressão policial, contra a barbárie dos governantes”, postaram os organizadores do evento.

Publicidade

Assim como em Paris, os brasileiros em Coimbra, Portugal, organizam um protesto para a terça-feira (18), às 17h (locais).

Em Dublin, na Irlanda, "cartazes, bandeiras e instrumentos musicais" serão levados às ruas também no próximo domingo, a partir das 13h (hora local, 9h de Brasília), de acordo com a página do evento.

À medida que os eventos se unem, as datas e eventos são unificados. A lista completa das manifestações está no link: https://www.facebook.com/events/551482894889876/?ref=notif¬if_t=plan_user_joined

Durante o quarto dia de protestos em São Paulo, na última quinta-feira (13), a polícia deteve 242 pessoas — ao menos 16 profissionais da imprensa ficaram feridos. Segundo uma das líderes do Movimento Passe Livre (organizador dos protestos), Luiza Mandetta, houve "pelo menos 105 feridos durante o confronto, 50 na Paulista e 55 na Consolação".

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.