Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em hospital de Kiev, soldados ucranianos feridos falam sobre combates

Localizado na zona norte da capital, estabelecimento é um dos centros públicos mais próximos da frente de batalha de Bucha; em suas dependências, é possível ouvir as explosões na cidade

Internacional|

Hospitais recebem vítimas do ataque russo
Hospitais recebem vítimas do ataque russo Hospitais recebem vítimas do ataque russo

Diante da maca ensanguentada, em um hospital de Kiev, o médico examina o soldado Oleksiy, jovem ucraniano ferido em ataques da ofensiva russa em direção à capital da Ucrânia.

"Você sente a perna esquerda?", pergunta o médico. "Sim", responde Oleksiy, que respira com o auxílio de aparelhos. "Mas não consigo dobrar meu joelho direito."

O jovem chegou procedente de Bucha, a 30 km da capital, onde o Exército russo ataca de maneira intensa as tropas ucranianas para tentar romper a barreira que impede sua entrada em Kiev pela frente noroeste.

O soldado ferido está nu sob um fino lençol azul, que o médico levanta para que possa examiná-lo. O pé direito está ileso, ao contrário do esquerdo, envolto em uma bandagem grossa e ensanguentada.

Publicidade

O médico pressiona a perna, coberta por uma grande tatuagem. Quando chega à altura das nádegas, o soldado se contorce de dor. "Relaxe, relaxe", diz o doutor.

O médico Oleksandr Shcherbyna, diretor do hospital, está preocupado com o ferimento na perna esquerda. "Ele vai sobreviver, mas temos que tentar evitar a amputação", explica.

Publicidade

Localizado na zona norte de Kiev, o hospital é um dos centros públicos mais próximos da frente de batalha de Bucha, e é possível ouvir explosões.

Em outro quarto do hospital, quatro soldados, também feridos em Bucha, recebem atendimento.

Publicidade

"Estávamos em uma operação de reconhecimento e caímos diante de uma coluna inimiga que avançou sem que a víssemos", explica o soldado Motyka, de 29 anos.

"Lutamos e matamos soldados a pé, mas eles nos inundaram com disparos de morteiro", lembra. Pressionado, o batalhão ucraniano teve que optar pela retirada. "Eles nos cercaram", explica Motyka.

"Vários de nossos homens morreram, incluindo um comandante da minha unidade, que nos deu cobertura e se sacrificou", recorda.

Motyka foi atingido por estilhaços. Seu colega Kravshenko, de 25 anos, foi atingido no ombro.

Até o momento, o governo da Ucrânia não divulgou um balanço sobre as baixas entre os militares, apenas informou a morte de 350 civis na guerra. Na quarta-feira (2), a Rússia anunciou a perda de 498 soldados na ofensiva.

Os jovens Motyka e Kravshenko têm tatuagens – caveiras e símbolos ultranacionalistas – que mostram que integram o polêmico batalhão de Azov.

Esse regimento, formado em 2014 por voluntários ucranianos e estrangeiros para lutar ao lado do Exército oficial contra os separatistas pró-Rússia do leste do país, é conhecido pelos combates violentos.

Integrado oficialmente desde então às forças do governo da Ucrânia, o batalhão de Azov é acusado por ONGs e analistas ocidentais de abusos graves – detenções arbitrárias, execuções sumárias e torturas – e de ter entre suas fileiras combatentes neonazistas.

Uma reputação que o soldado Kravshenko nega.

"Não tenham medo de nós, não nos demonizem! Não somos racistas nem nazistas! O batalhão de Azov reúne pessoas diferentes, de diferentes países, e amamos nossos aliados ocidentais", afirma.

Após a recuperação, "em algumas semanas" no máximo, acreditam, Motyka e Kravshenko retornarão aos combates. "Nosso moral está no nível mais elevado", declara o primeiro.

No corredor, o doutor Shcherbyna garante que o hospital consegue atender ao fluxo de feridos. "Com o toque de recolher, temos menos pacientes civis, temos apenas estes casos urgentes", explica.

E depois? O diretor do hospital para por alguns segundos. "Depois, eu não sei o que vai acontecer", afirma, triste, enquanto as explosões continuam na frente de batalha de Bucha.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.